23 de abril de 2024
Publicado em • atualizado em 16/02/2024 às 16:24

Qual candidato a candidato governista a prefeito de Goiânia vai acompanhar Ronaldo Caiado no ato pró-Bolsonaro?

Caiado confirmou que vai a manifestação convocada por Bolsonaro e a incerteza é se algum pré-candidato a prefeito de Goiânia o acompanhará. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Caiado confirmou que vai a manifestação convocada por Bolsonaro e a incerteza é se algum pré-candidato a prefeito de Goiânia o acompanhará. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Algum pré-candidato a prefeito de a Goiânia acompanhará o governador na manifestação convocada por Bolsonaro, dia 25? Porque o governador já confirmou que vai. Estará lá. Também estarão o senador Wilder Morais o pré-candidato do PL à prefeitura da Capital, o deputado federal Gustavo Gayer.

Nem precisa lembrar que Caiado ainda não definiu o candidato que vai apoiar e que quer o apoio do PL e de Bolsonaro em 2026, para ser candidato a presidente da República. Ou precisa? Elementar: Caiado e Gayer estarão lado a lado em um grande evento de interesses cruzados, com repercussão nacional. Captaram?

Um candidato a prefeito que queira ficar bem com Caiado e ser alternativa a uma eventual tendência dele apoiar o nome que Bolsonaro indicar – para retribuir o apoio em 2026 – tem aí uma oportunidade de ouro para mostrar lealdade e prestatividade. Ficar junto e misturado ao governador. Lado a lado na alegria e na manifestação bolsonarista.

O fato de o governador ter zerado o processo de escolha do seu candidato em Goiânia e estar prestes a iniciar, como ele disse, rodadas de conversas com lideranças, partidos e aliados para escolher o nome do seu candidato a prefeito, só aumenta as chances de quem se mostrar disposto a tudo neste momento. Chance imperdível.

O momento é vital para a articulação de Caiado para ser candidato a presidente. Ele faz um movimento corajoso, que desagradará ao centro, mas agradará na veia a direita e principalmente a extrema direita. Ele não mede esforços pela causa. Sabe que uma candidatura dessa não cairá do céu.

Assim como não cairá no colo de nenhum companheiro a candidatura a prefeito de Goiânia. Merecer é básico para a pretensão. E não apenas. Será preciso mostrar disposição, desprendimento e coragem para assumir ônus e bônus. Atributos que não faltam a Wilder é Gayer, que assumem o lado de Bolsonaro, ao lado de quem Caiado quer estar.

Vassil Oliveira

Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).