22 de abril de 2025
Publicado em • atualizado em 15/04/2025 às 18:13

Projeto Estrelas do Araguaia celebra 22 anos com programação cultural gratuita em Goiás

A programação, totalmente gratuita, será realizada de abril a setembro em municípios do Vale do Araguaia e na cidade de Goiás. Foto: Divulgação.
A programação, totalmente gratuita, será realizada de abril a setembro em municípios do Vale do Araguaia e na cidade de Goiás. Foto: Divulgação.

Um dos projetos culturais mais tradicionais do Estado, o Estrelas do Araguaia chega à sua 22ª edição em 2025 com uma agenda especial que une cultura popular, música, sustentabilidade e inclusão social. A programação, totalmente gratuita, será realizada de abril a setembro em municípios do Vale do Araguaia e na cidade de Goiás, com atividades que buscam valorizar a cultura goiana e promover o cuidado com o meio ambiente.

A abertura oficial ocorre no dia 19 de abril, sábado da Semana Santa, às 17h, com show da banda Mr. Gyn, na histórica Praça Couto Magalhães, em Aruanã, porta de entrada para o Vale do Araguaia. A programação se estende ao longo de julho e se encerra em setembro, na Cidade de Goiás, reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Cultura goiana em destaque

A edição deste ano reunirá 14 shows musicais, apresentações culturais, oficinas e intervenções artísticas nos municípios de Aruanã, Britânia (Distrito de Itacaiu), Nova Crixás (Distrito de Bandeirantes), Baliza e na Cidade de Goiás, além de nove acampamentos tradicionais da região, como Ilha do Sol, Mesa 14 e Praia do Cavalo.

Entre os artistas confirmados estão Marcelo Barra, Maria Eugênia, Cláudia Vieira, Grace Carvalho, Clube Retrô, Zabumba Beach e Banda Versário. Destaque também para dois shows exclusivos da Banda Stereo For nas aldeias indígenas Buridina (Karajá) e Aricá (Bdébure), localizadas em Aruanã.

Outro ponto alto da programação é a Oficina de Percussão Sustentável, com o músico Sérgio Pato, voltada para estudantes da rede pública e Bombeiros Mirins, com instrumentos construídos a partir de materiais recicláveis.

Sustentabilidade e inclusão

Comprometido com o meio ambiente, o projeto promove ações de educação ambiental, como uma palestra do engenheiro Nelson Siqueira Neto sobre a preservação do Rio Araguaia e práticas de reciclagem. Neste ano, o Estrelas do Araguaia também estenderá suas ações até a região do Alto Araguaia, próxima à nascente do rio, com atividades em meio a corredeiras, cânions e cachoeiras.

No campo social, o projeto promoverá a distribuição de 100 kits de absorventes higiênicos para mulheres e adolescentes ribeirinhas em situação de vulnerabilidade, por meio do Programa Goiano de Dignidade Menstrual, em parceria com o Goiás Social.

Criado pelo produtor cultural Sergei Cruvinel, o Estrelas do Araguaia é reconhecido como um importante vetor de acesso à cultura e transformação social no interior goiano. “São 22 anos de uma história bonita, de muita atração cultural gratuita, ações ambientais, esportivas e sociais. É um legado que orgulha Goiás”, afirma. Todas as atividades são gratuitas e contam com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/GO) e da Lei Goyazes.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019