A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove nesta quinta-feira (15), às 20h, no Teatro Basileu França, mais uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO) pela Série Grandes Compositores. Com entrada gratuita, o concerto promete uma imersão no universo da música clássica com duas obras icônicas do repertório orquestral: o Concerto em Sol Maior para Piano e Orquestra, de Maurice Ravel, e a Sinfonia nº 2 em Mi menor, de Sergei Rachmaninoff.
A regência da noite ficará a cargo da maestra convidada Libi Lebel, e o destaque como solista será o pianista italiano Luca Pompilio. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência.
Segundo o diretor da OSGO, Nilson Magalhães, a proposta é oferecer ao público uma experiência de apreciação artística e escuta ativa. “A apresentação reforça o nosso compromisso em tornar a música sinfônica significativa no contexto social e cultural da cidade. A iniciativa busca valorizar obras fundamentais da música clássica, levando ao público uma vivência transformadora por meio da arte”, afirma.
O concerto se inicia com a obra de Ravel, escrita entre 1929 e 1931, que combina virtuosismo técnico com elementos do jazz americano, em uma composição de três movimentos que exigem precisão e expressividade. Em seguida, após o intervalo, será executada a grandiosa sinfonia de Rachmaninoff, finalizada em 1907, marcada pela intensidade emocional, riqueza harmônica e sofisticação temática.
A apresentação integra o esforço contínuo da Orquestra Sinfônica de Goiânia em democratizar o acesso à música clássica e valorizar o patrimônio artístico-cultural da capital.