20 de fevereiro de 2024
Publicado em • atualizado em 13/06/2023 às 09:58

Maria Rita e Criolo se apresentam no FICA 2023; Confira detalhes do festival e a programação

Até o próximo dia 18 de junho, a cidade de Goiás recebe a 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Para este ano, o tema central é “Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, um Só Futuro”. O evento conta com entrada gratuita, totalmente aberta ao público.

Para a programação, o FICA contará com mostras competitivas, minicursos, oficinas e laboratórios de cinema, sessões especiais de filme, première, homenagens, conferências, mesas de debate, rodas de conversa, tenda multiétnica, encontro das escolas de cinema e uma extensa programação cultural com shows locais e nacionais.

Programação musical

Em 2023, o FICA receberá inúmeras atrações musicais. Para os dias 13, 14 e 15 de junho, o festival terá shows com artistas locais. No dia 16 de junho, a cantora Maria Rita se apresenta na Praça de Eventos. Já no dia 17 de junho, o cantor Criolo será o responsável por animar o público e no dia 18 de junho, o fechamento ficará por conta de Maria Eugênia, Ricardo Leão e Luiz Chaffin, além da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Programação cultural

Para a edição do festival, a organização preparou diversas opções culturais para todos os dias de evento. O público terá a oportunidade de conferir ao festejo da cultura popular, manifestação carnavalesca, exposições de artes visuais, vocalização de poesias, encontro de violeiros, contação de história, roda de capoeira, feira de artesanato e gastronomia, apresentações circenses, de dança e teatro.

Mostras e filmes

Diversos Curtas e longas-metragens nacionais e internacionais vão competir em três categorias FICA 2023. Para a Mostra Internacional Washington Novaes, a principal do Festival, foram selecionados seis longas-metragens e oito curtas-metragens, sendo seis filmes estrangeiros e oito filmes brasileiros, incluindo três produções goianas. A Mostra do Cinema Goiano, que é palco de lançamentos de curtas goianos e de revelação de novos talentos da produção audiovisual, vai exibir 14 filmes. E para completar, a Mostra Becos da Minha Terra, que exibe produções da cidade de Goiás, contará com dez obras. 

Leia também: Fica já recebeu 200 inscrições de filmes para 2023

Além disso, um dos filmes ganhadores do Festival de Cannes deste ano, terá sua avant première brasileira no FICA. Trata-se do longa A Flor de Buriti, do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader, que retrata a resistência do povo Krahô, no norte do Tocantins, que será exibido durante sessão especial, no dia 17, às 20h. Também merece destaque o filme Mari Hi – A Árvore dos Sonhos, que será exibido na sessão especial de abertura, no dia 13, às 18h30, que é dirigido pelo indígena Morzaniel Iramari Yanomami.

Plataforma de streaming

Os cinéfilos que não puderem comparecer na 24ª edição do Festival Internacional Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) poderão acompanhar e votar em filmes para a mostra competitiva, acessando gratuitamente o site https://ficatv.com.br/.

Leia também: FICA 2023; Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental acontecerá no mês de junho, na cidade de Goiás

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]