18 de julho de 2024
Publicado em • atualizado em 14/06/2024 às 16:50

Maior festa junina do estado acontece a partir desta sexta (14), em Bom Jardim de Goiás; confira

A 103ª edição da Festa Junina de Bom Jardim de Goiás acontece entre os dias 14 a 23 de junho. Foto: Divulgação
A 103ª edição da Festa Junina de Bom Jardim de Goiás acontece entre os dias 14 a 23 de junho. Foto: Divulgação

A cidade de Bom Jardim de Goiás realiza a 103ª edição de sua Festa Junina, considerada a maior do estado de Goiás. O festejo foi iniciado em 1921 com a tradicional Honra e Louvor a São João Batista, símbolo de fé e devoção dos religiosos da cidade e acontece anualmente. Este ano, as comemorações começam nesta sexta-feira (14) e vão até o dia 24 de junho.

Atualmente, a festa faz parte do calendário cultural do estado, e apesar de centenária, o festejo não perdeu suas raízes religiosas e mantém missas e novenas realizadas pela Igreja Matriz, além da tradicional cavalgada que hoje reúne mais de mil cavaleiros. A festa consolida-se com o maior São João de Goiás com a participação de milhares de pessoas de todas as regiões do estado entre foliões, fiéis e visitantes.

O município de Bom Jardim fica a cerca de 370 km de Goiânia, no Oeste Goiano. A cidade possui o festejo como importante atividade econômica, girando cerca de 5 milhões de reais durante o evento. Ao todo, participam mais de 150 barraqueiros, que trabalham durante os dez dias da festa, que tem como estimativa de público 60 mil pessoas este ano.

Flávio Moraes, um dos responsáveis pela realização do evento, destaca que a Festa de São João é mais antiga que a própria emancipação de Bom Jardim de Goiás que foi elevado à categoria de município apenas em 1953 pela Lei Estadual nº 813, de 14/10/1953, 32 anos após o louvor a São João Batista. “Apesar do decreto ser de outubro, o aniversário da nossa cidade é dia 10 de agosto porque o decreto apenas confirmou o decreto estadual, por isso, há diferenças nas datas”, explica.

História de tradição e fé

No ano de 1914 a família fundadora construiu uma capela de pau-a-pique, consagrada a São João e neste mesmo ano D. Ana Rufino de Faria, da referida família, doou parte das terras da fazenda a São João Batista para a construção do patrimônio. Para a Igreja Católica, João foi um dos profetas da antiguidade, ficou conhecido por realizar batismos no Rio Jordão e “batiza” as festividades juninas com o nome dele, já que foi a partir do santo, que tiveram origens alguns ritos tradicionais do mês de junho, como o costume de acender fogueiras para os santos celebrados esta época do ano.

A cavalgada é tradição dos festejos juninos. Foto: Divulgação

Flávio destaca que todos os dias serão realizadas Rezas do Santo Terço às 18h30 e 19h na Santa Missa da Igreja Matriz. Já no dia 14, abertura oficial da Festa Junina, às 5h da manhã ocorre a Carreata da Fé, e às 19h a Santa Missa de abertura da Igreja Matriz celebrada pelo Padre Divino Monteiro.

Programação musical

A edição deste ano terá shows de artistas nacionais, de 20 a 23 de junho. Foto: Divulgação

Entre as atrações da Festa Junina, shows musicais, cavalgadas, missas, carreatas e comidas típicas, além da tradicional fogueira. Em Bom Jardim de Goiás a fogueira tem 17 metros e é acesa às 00h do 24 de junho, data que se comemora o nascimento de São João Batista.

Na edição este ano o público também poderá conferir atrações musicais a partir do dia 20 de junho, até o penúltimo dia de atividades, 23 de junho. Confira a programação abaixo:

  • 20 de junho: Amado Batista; Ruan e Leandro; Baiano Original; e Pedrinho dos Teclados
  • 21 de junho: Rick e Renner; Bento; e Yan e Alex
  • 22 de junho: Kleo Dibah; Mauro e Gabriel; Jiraya Uai
  • 23 de junho: Edy Brito e Samuel; Júnior e Jeferson

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.