14 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 19/08/2024 às 18:00

Livraria em Goiânia sedia lançamento de novas histórias do Cabeça Oca

As obras seguem a linha de valorização da cultura nacional, caracterizada pela união do entretenimento e do aprendizado
As obras seguem a linha de valorização da cultura nacional, caracterizada pela união do entretenimento e do aprendizado

O escritor goiano Christie Queiroz lança, nesta terça-feira (20), duas novas obras da Turma do Cabeça Oca, em evento com início às 18 horas, na Livraria da Vila, situada no Shopping Flamboyant, em Goiânia. A noite de autógrafos é aberta ao público.

Os trabalhos, intitulados “Turma do Cabeça Oca: O Universo Musical de Villa-Lobos” e “Turma do Cabeça Oca e os Povos Originários”, levam o leitor a uma abordagem educativa sobre a cultura brasileira, com características que unem o entretenimento e o aprendizado.

Na primeira obra citada, o autor explora a riqueza da música brasileira através da obra do maestro Heitor Villa-Lobos. Já em Turma do Cabeça Oca e os Povos Originários, os leitores são levados a uma imersão nas tradições e na sabedoria dos povos indígenas Xavantes, proporcionando uma reflexão sobre as raízes culturais do Brasil.

“O lançamento do livro é um momento muito esperado por todos nós. Eu fico muito ansioso esperando, porque é um momento que a gente se encontra com os fãs, com novos fãs, com os antigos e é um momento sempre muito especial”, frisa o autor dos livros, com a afirmativa de gostar de dar toda a atenção para as pessoas que comparecem aos eventos. “A gente prepara sempre com muito carinho os nossos lançamentos, tentando oferecer algumas coisas novas, diferentes para o público”, salienta.

Spoiler

O autor ainda divulgou, à imprensa, um spoiler das novas histórias. A Turma do Cabeça Oca e os Povos Originários, acontece em uma aventura, durante encontro na Chapada dos Guimarães. Após uma forte chuva, eles acabam perdendo o rumo e são encontrados por pequenos indígenas, que os levam até uma tribo Xavante. Durante a estadia, enquanto aguardam a chegada de uma peça para seu veículo, os personagens conhecem as tradições e o modo de vida dos povos originários.

“Com Turma do Cabeça Oca e os Povos Originários, quis criar uma história que não apenas entretivesse, mas que também servisse como uma porta de entrada para o conhecimento e o respeito pelas culturas indígenas do Brasil. Vivemos em um país de enorme diversidade cultural, e acredito que, desde cedo, as crianças devem ser incentivadas a valorizar essa riqueza. Esse livro é uma homenagem à sabedoria e às tradições dos povos Xavantes, que, apesar dos desafios que enfrentam, continuam a nos ensinar sobre a importância da conexão com a natureza, da solidariedade e da preservação cultural”, detalha o autor.

Em Turma do Cabeça Oca: O Universo Musical de Villa-Lobos, a Turma do Cabeça Oca descobre, brincando na casa do Lelê, um baú que pertenceu ao tataravô do garoto. Dentro, encontram um bilhete misterioso e uma clarineta mágica que os transporta para um universo mitológico, onde conhecem o grande músico Heitor Villa-Lobos e sua obra, explorando o universo musical brasileiro.

“Vila Lobos é uma vida inspiradora, é uma pessoa que todos nós podemos olhar e nos inspirar. Ele é um dos brasileiros que venceu, assim como tantas pessoas que lutaram e que se dedicaram aquilo que elas gostam, aquilo que elas sabem fazer, fizeram bem feito e conseguiram vencer. Então, esse tipo de exemplo que a gente precisa no nosso dia a dia, as crianças precisam buscar para se inspirar e encontrar melhores respostas no futuro. Então, o Vila Lobos é esse exemplo para todos nós que é possível, sim, por mais difícil que pareça se tornar real, é possível sonhar, lutar e vencer”, pontua Christie.

O autor

Com cerca de 50 livros publicados, Christie Queiroz é um dos principais nomes da literatura infanto-juvenil no Brasil, com uma carreira de 35 anos. Criador da Turma do Cabeça Oca, ele já publicou quase 50 livros, além de gibis, cartilhas educativas e outros materiais voltados para o público jovem.

Suas obras, que incluem best-sellers e espetáculos infantis, já encantaram milhares de crianças e educadores em todo o país. Entre seus prêmios, destacam-se o de Melhor Livro Infantil em 2005 e 2008, o Prêmio Ângelo Agostini e o Prêmio Jaburu.