16 de julho de 2024
Publicado em • atualizado em 10/06/2024 às 08:41

Filarmônica de Goiás apresenta concerto com participação de solista norte-americano

O trombonista baixo solista norte-americano Darrin C. Milling mora no Brasil há alguns anos e é formado pelo The Curtis Institute of Music. (Foto: Divulgação).
O trombonista baixo solista norte-americano Darrin C. Milling mora no Brasil há alguns anos e é formado pelo The Curtis Institute of Music. (Foto: Divulgação).

Nesta sexta-feira (14), a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta mais um concerto da série ‘Relembre o Futuro’. A apresentação será realizada com entrada gratuita às 20 horas, no Teatro Escola Basileu França e irá contar com a participação do solista Darrin C. Milling no trombone e a regência da maestra Mariana Menezes.

O trombonista baixo solista norte-americano Darrin C. Milling mora no Brasil há alguns anos e é formado pelo The Curtis Institute of Music. Ele já solou à frente de orquestras e bandas no Brasil, Canadá, Chile, EUA e Tailândia. Darrin é artista da Edwards Instrument Company e co-fundador do Low Brass Project Chamber Ensemble & Company.

O músico também já participou de turnês pela Europa e China com The Rodney Marsalis Philadelphia Big Brass e tocou como músico convidado da The Philadelphia Orchestra, Baltimore Symphony, San Francisco Symphony e Jerusalem Symphony, entre outros conjuntos renomados de diversos países.

No programa deste concerto estão incluídas as seguintes obras:

  • Abertura ‘As Hébridas’ de Mendelssohn (11 minutos),
  • Invenções Brasileiras nº 1, para Trombone e Orquestra, de Juliana Ripke (20 minutos),
  • Across Continents: Concerto para Trombone Baixo e Orquestra, de Trent Johnson (25 minutos) e Sinfonia nº 1, de Brahms (45 minutos).

Filarmônica de Goiás

Fundada em 1980, a Orquestra Filarmônica de Goiás é uma das mais importantes do Brasil, conhecida por sua versatilidade e excelência artística. Com um repertório que abrange desde o barroco até a música contemporânea, a orquestra tem se destacado em apresentações tanto no Brasil quanto no exterior, sob a batuta de renomados maestros e a participação de solistas de prestígio internacional.

O grupo faz parte da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição pertencente à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) ligado à Universidade Federal de Goiás (UFG).

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019