10 de agosto de 2022
Publicado em

Festival Italiano de Nova Veneza: Confira a programação completa

Sérgio Reis abrirá Festival Italiano de Nova Veneza (Foto arquivo pessoal / divulgação).
Sérgio Reis abrirá Festival Italiano de Nova Veneza (Foto arquivo pessoal / divulgação).

A 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza terá início no próximo dia 4 de agosto, seguindo até o dia 7 do mesmo mês. Com cerca de 600 pessoas envolvidas na organização do evento, os organizadores aguardam cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias de festa.

Realizado pela Prefeitura de Nova Veneza, com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, o festival traz o tema “Uma boa massa , um bom vinho e uma boa companhia”.

O tradicional festival de massas, já reconhecido por sua gastronomia ímpar, chega com a estrutura reformulada com 45 cozinheiras conduzindo mais de 60 panelas de 20 litros. A cozinha da Nonna traz cerca de 20 pratos italianos, como pasta de macarrão, carbonara, polpette, rotolo di pollo con salsa bianca, lasanha, nhoque, além das famosas polentas fritas com opções de molhos para todos os gostos. Os valores vão de R$20 a R$40.

Continua após a publicidade

Além da gastronomia tradicional do Festival Italiano de Nova Veneza, o evento ainda é composto por vasta programação cultural gratuita.

Confira a programação completa:

  • Sérgio Reis

O descendente italiano e cantor sertanejo Sérgio Reis abre as festividades no dia 4 de agosto, com show previsto para às 22 horas. Os visitantes vão presenciar uma mistura da cultura italiana e goiana, além de diversas canções que fazem parte dos 64 anos de carreira de Sérgio Reis.

Continua após a publicidade

  • Os Tenores do Brasil

Os tenores Ricardo Régis e Marcelo Zanlucci se apresentam no dia 5 de agosto, às 22 horas. Apaixonados pela música e cultura da Itália, se dedicam às canções italianas. Para o Festival Italiano de Nova Veneza, Os Tenores do Brasil preparam um repertório repleto de novidades para encantar os participantes da festa.

  • Ricardo Tucci

No sábado (6), às 12 horas, o acordeonista Ricardo Tucci vai se apresentar no festival. O instrumentista, que também possui descendência italiana, costuma tocar em restaurantes voltados à culinária da Itália.

  • Baile de máscaras

No dia 6 de agosto, a partir das 21 horas, o tradicional Baile de Máscaras promete resgatar o histórico carnaval de Veneza, festa que marcava o início da quaresma e foi instituída no calendário Veneziano em 1904 pelo doge Vitale Falier. O baile de Nova Veneza seguirá a mesma tradição, com o anonimato das máscaras e a diversão para os foliões.

No mesmo dia, a cantora goiana Anna Paula Drigo subirá ao palco para agitar a noite com seu repertório animado, composto por marchinhas italianas.

  • Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza

O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza também marcará presença nos dias 5, 6 e 7 de agosto. Formado por 36 integrantes, o grupo preserva as raízes da cultura italiana por meio da dança. Serão apresentadas 12 coreografias durante o festival.

  • Jovens talentos

Dois grupos de alunos do 1ª ao 5ª ano da escola municipal de Nova Veneza vão apresentar concertos em Italiano. Além deles, aproximadamente quinze casais vão retratar temas importantes da história da Itália, por meio da dança.

  • Música com Waldir Amaral

Para fechar a 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza em grande estilo, o cantor nova venezense, Waldir Amaral apresentará os sucessos que embalaram a Itália durante os anos de 1960, 1970 e 1980 . O show será no domingo (7), às 14 horas.

  • Esportes

Além das atrações musicais, o evento aposta em esportes como bocha e cipó. Nesse ano, o Festival ainda contará com um passeio ciclístico no sábado (6), a partir das 6 horas. Os ciclistas vão percorrer fazendas da região, com 33 quilômetros de distância. No local de concentração, os participantes poderão degustar um delicioso café da manhã e ao final do trajeto, haverá sorteio de brindes para os ciclistas.

  • Panelaço

Para encerrar o festival, o tradicional desfile realizado por todos os cozinheiros do evento promete emocionar os participantes. Os cozinheiros finalizam as festividades batendo em suas panelas e fazendo uma divertida e animada sincronia. O ato sintetiza o sucesso realizado durante os quatro dias de festa, no dia 7 de agosto, às 18 horas.