28 de fevereiro de 2024
Publicado em • atualizado em 25/11/2023 às 15:59

Festival de Cinema de Aparecida destaca produções nacionais; confira sessões

Festival traz filmes de curta e média duração, que retratam a vida e o cotidiano de cada localidade. (Foto: Brunno Moreira/ Secom).
Festival traz filmes de curta e média duração, que retratam a vida e o cotidiano de cada localidade. (Foto: Brunno Moreira/ Secom).

O 3º Festival Aparecidense de Cinema (FACI), segue com atrações até domingo (26), no Anfiteatro Cantor Leandro, com entrada gratuita. O evento é realizado pela Topada Artes em parceira com a Secretaria Municipal de Cultura. A programação deste sábado conta com obras de drama, ficção, cinema LGBTQIA+, documentário e cinema experimental.

No total serão exibidas obras de cineastas de 14 estados e do Distrito Federal em sessões pela tarde e noite. São filmes de curta e média duração, que retratam a vida e o cotidiano de cada localidade. As sessões serão realizadas no sábado, das 19h às 21h30. E no domingo, a programação será das 14h às 17h30, com uma cerimônia de encerramento.

Para o presidente do FACI, Aldene José, essa é uma oportunidade do público conhecer e se encantar com as obras produzidas por cineastas brasileiros. “Quem ainda não conhece o festival, essa é a oportunidade. Nós queremos promover e fomentar a execução do cinema no nosso município, enriquecendo cada vez mais a cultura de Aparecida”, ressaltou.

Inauguração

O festival teve sua estreia nesta última sexta-feira (24), com uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu em 2021 em decorrência da Covid-19. Durante a cerimônia de abertura, a organização lembrou da importância do ator para o crescimento do cinema nacional, que ainda enfrenta resistência nas salas de exibição e no público em geral.

Na inauguração, a Secretaria de Educação também aproveitou o festival para integrar os alunos da rede municipal de educação por meio do cinema. Nesta sexta, alunos das escolas Adelino Ariano, Olentino Xavier, Antônio de Souza, Francisco de Assis, Cora Coralina e O Pequenino participaram da sessão infantil do FACI.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019