30 de junho de 2022
Publicado em

Congada: Produção audiovisual conta história do Mestre Zezé de Arruda

Mestre da congada Zezé de Arruda (Foto divulgação).
Mestre da congada Zezé de Arruda (Foto divulgação).

O Mestre Zezé de Arruda terá uma parte de sua trajetória contada em uma produção audiovisual, que será exibida na próxima terça-feira (24), às 20 horas, no canal do YouTube “Congo Vilaboense da Cidade de Goiás”.

Com 68 anos atuando nas congadas da cidade de Goiás, Zezé ocupa o posto de Rei da Congada no Terno do Congo Vilaboense, com a missão de manter viva a cultura popular brasileira no município.

Viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021, por meio do Edital de Mestres e Mestras da Cultura Popular, e com produção executiva assinada pela Cereja do Cerrado Produções, o projeto pretende demonstrar como as referências dos Mestres do Congo são importantes para a preservação da cultura popular e continuidade do processo histórico e cultural de uma região.

Continua após a publicidade

A congada é uma expressão artística que mostra a relação étnica, religiosa e cultural de um povo que vive sua fé e tradições, por meio de encenação, ritmos de percussão, viola e violão e cantorias com letras que retratam a fé do povo em santos e santas. Na cidade de Goiás, a congada está presente nos eventos de maior relevância religiosa e social, como um marco da cultura e da religiosidade da cidade. São eles: o louvor à Nossa Senhora do Rosário, que acontece no mês de outubro; a festa da padroeira da cidade de Goiás, Nossa Senhora de Santana, que acontece no mês de julho; e o louvor ao Divino Espírito Santo, no mês de maio.