08 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 19/04/2024 às 16:49

Colettiva Preta realiza oficina de Produção Criativa neste sábado (20) com entrada gratuita

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste sábado (20), o Colettiva Preta realiza a oficina “Produção Criativa: costurando as travestilidades”, com a participação de Caiene Reinier e Luda Bulhões. O evento gratuito acontece a partir das 14h, no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (HUB Goiás), Setor Leste Universitário, em Goiânia.

A iniciativa é promovida pelo Projeto Costurando Moda com Direitos, com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo Labora, e em parceria institucional com a Associação Mestre Bimba. O tema central é a discussão sobre direitos trabalhistas, a partir da perspectiva de uma moda afrocentrada, por meio de trocas de experiências, com enfoque na participação social e no fortalecimento de empreendedoras.

O evento marca a segunda etapa de uma série de três oficinas, envolvendo lideranças comunitárias e ampliando diálogos com a população LGBTQIA+, trabalhadores informais, jovens negras e imigrantes. A oficina será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, totalmente gratuita e com certificado de participação de três horas.

A Colettiva Preta nasceu em 2021, após a realização de seis edições da Feira das Pretas +, idealizada por Renata Caetano. O grupo aglutina vários projetos em prol da defesa dos direitos da comunidade negra, promovendo ações de fortalecimento das iniciativas e empreendimentos de impacto socioambiental e cultural gestados por mulheres negras, envolvendo a geração de renda, trabalho digno e difusão da produção cultural periférica, com o intuito de propiciar uma equidade de gênero e raça, além da amplificação de uma economia criativa e solidária.

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.