18 de agosto de 2022
Publicado em • atualizado em 24/06/2022 às 16:30

Cavalhadas de Crixás acontece neste final de semana

Crixás recebe Cavalhadas nos dias 25 e 26 de junho (Foto SECULT-GO).
Crixás recebe Cavalhadas nos dias 25 e 26 de junho (Foto SECULT-GO).

O Estádio Municipal Jarbas Machado Ferreira, em Crixás, vai receber as Cavalhadas da cidade nos próximos dias 25 e 26 de junho. Parte do Circuito das Cavalhadas, o evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que concedeu este ano o recurso de R$200 mil para seu acontecimento.

Encenadas desde 1882, as Cavalhadas de Crixás contam com a influência da coroa portuguesa e acontecem por intermédio das festas da Igreja Católica. Desde o Arraial de Nossa Senhora da Conceição, o evento era realizado como parte dos festejos do Divino Espírito Santo, com o giro das folias pelas fazendas. 

A encenação entre mouros e cristãos na cidade teve uma paralisação de 30 anos, mas foi resgatada nos anos 1980 pelo casal Joaquim Maciel e Ana Carvalho, sendo uma das mais tradicionais do Circuito das Cavalhadas. A apresentação no campo de batalhas acontece durante dois dias, encerrando com a prova das argolinhas com prendas oferecidas para os cavaleiros mais habilidosos.

Continua após a publicidade

Circuito das Cavalhadas de Goiás

Com o intuito de fortalecer as tradições goianas e divulgar as manifestações culturais do interior com a promoção de turismo e giro na economia, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, destinou R$ 3,1 milhões, entre 2021 e 2022, para auxiliar os municípios no custeio das festividades.

Ao todo, 12 municípios integram o Circuito das Cavalhadas. Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis realizaram as festas na primeira metade de junho. Palmeiras de Goiás e Hidrolina promoveram suas manifestações culturais no último final de semana.

Continua após a publicidade

Já neste final de semana, além de Crixás, São Francisco de Goiás também celebra suas Cavalhadas. Em Santa Terezinha de Goiás, a festa será no mês de julho. Em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, a batalha entre mouros e cristãos será encenada em setembro. A cidade de Goiás fecha o circuito no mês de outubro.