A tradicional festa de Carnaval da cidade de Goiás ocorrerá a partir deste final de semana. De acordo com a Prefeitura, o município encontra-se preparado para receber os turistas que devem “lotar as suas ruas estreitas” durante a festividade.
Situada a 130 quilômetros de Goiânia, a antiga capital do Estado promete diversas atrações para a folia e esquema de segurança eficaz para o período, com ações de combate ao assédio feminino, além de campanhas voltadas ao descarte correto do lixo reciclável.
“Que todos venham e se divirtam com muita segurança, desfrutando a diversidade de atrações que teremos. Nosso carnaval sempre se pautou pela tranquilidade com apresentações de blocos, escolas de samba e atrações musicais diversas ocorrendo de maneira ordeira”, frisou o prefeito da cidade, Aderson Gouvea.
As atrações se dividirão, de acordo com a Prefeitura, em vários espaços, espalhados pela cidade. Na praça do Coreto, junto à catedral e ao Palácio Conde dos Arcos, os foliões poderão se divertir com encontros de blocos, apresentações de marchinhas e carnaval para crianças. Já na praça do Mercado Municipal diversos conjuntos musicais se revezarão nos cinco dias de festas, já que a abertura se dará na sexta-feira, dia 28 de fevereiro.
No sábado (1), diversos blocos saem de pontos distintos e são acompanhados por centenas de pessoas. Eles se dirigem para a praça do Coreto para o aguardado encontro de tambores. A chamada praça de eventos, ao lado do rio Vermelho receberá shows ao final de cada noite, com música eletrônica, som automotivo, música gospel e outras atrações. Na noite de domingo (2) ocorre o desfile das escolas de samba da cidade. A mais tradicional, União de Goyaz, tem 100 anos de existência.
O carnaval se encera na terça-feira (4). Pela manhã, na praça do Mercado, diante de centenas de torcedores ocorrerá o julgamento das escolas de samba. Torcidas tensas se animam a cada nota anunciada. À tarde os shows continuam pelos locais já estabelecidos.