O Circuito das Cavalhadas de Goiás 2025 segue movimentando o interior goiano e, no próximo fim de semana, os municípios de Palmeiras de Goiás e Hidrolina dão continuidade aos festejos que unem religiosidade, cultura e história. As encenações das batalhas entre mouros e cristãos serão realizadas nos dias 20, 21 e 22 de junho, com programações que valorizam as tradições locais e atraem turistas.
Com mais de um século de existência, as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás terão como palco o Parque Agropecuário Ministro Iris Rezende de Machado. O evento conta com o colorido dos grupos de mascarados, cortejo de cavaleiros e a encenação noturna da batalha, que inclui o drama de Floripes, filha do rei mouro que se converte ao cristianismo. Já em Hidrolina, no Estádio Municipal Wagno Souza Silva, as Cavalhadas fazem parte dos festejos juninos e reúnem tradições como a Alvorada festiva, o torneio das argolinhas e o desfile de cavaleiros.
O Circuito é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com investimento de R$ 4 milhões para apoiar a realização das festas nos 15 municípios participantes. A secretária de Cultura, Yara Nunes, destaca que com as apresentações em Palmeiras de Goiás e Hidrolina, o circuito chega à metade do calendário com sucesso. “A presença do governo nas cidades é o impulso que profissionaliza as Cavalhadas e mantém viva uma tradição que é a cara de Goiás”, afirma.
Depois de passar por Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis e São Francisco de Goiás, o Circuito segue para Crixás, Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Cidade de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Silvânia.
Cavalhadas de Palmeiras de Goiás
Data: 20, 21 e 22 de junho
Local: Parque Agropecuário Ministro Iris Rezende de Machado
Com mais de um século de existência, as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás contam com a presença de grupos de mascarados que são destaques da festa. Eles povoam a praça da cidade no primeiro dia de evento, que também tem um tradicional cortejo de cavaleiros e amazonas até o local das batalhas. As Cavalhadas são realizadas à noite em Palmeiras. A encenação na cidade também tem o drama de Floripes, filha do rei mouro, que é raptada pelo rei cristão e convence o pai a se converter ao cristianismo.
Cavalhadas de Hidrolina
Data: 20, 21 e 22 de junho
Local: Estádio Municipal Wagno Souza Silva
Em Hidrolina, as Cavalhadas fazem parte dos festejos juninos e remontam a uma tradição do antigo arraial de Pilar de Goiás. Em uma torre simbólica, a rainha Floripes fica prisioneira durante os combates. Os cavaleiros oferecem flores às damas e participam do torneio real das argolinhas. A festividade ainda traz a Alvorada festiva, desfile dos cavaleiros, troca de embaixadas, desafios e pedidos de trégua, terminando com a conversão dos mouros ao cristianismo.
Leia mais sobre: Cavalhadas / Governo de Goiás / Hidrolina / Palmeiras / Cidades / Notícias do Estado