28 de junho de 2022
Goiânia • atualizado em 14/07/2021 às 14:07

Cinemas, teatros e circos poderão reabrir em Goiânia em novo decreto

Cinemas, teatros e eventos retornam em Goiânia. (Foto: Academia de Cinema)
Cinemas, teatros e eventos retornam em Goiânia. (Foto: Academia de Cinema)

A prefeitura de Goiânia autorizou a reabertura de cinemas, teatros e circos depois de mais de um ano de restrições ao segmento cultural. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14). Um novo decreto regulamentando a retomada deve ser publicado na quinta-feira (15), já com as novas regras.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, vinha atuando pela reabertura dos cinemas. Ainda em junho ele enviou um requerimento ao prefeito Rogério Cruz para que o Comitê de Operações de Emergência (COE) do município debatesse a possibilidade de reabertura.

A retomada tem regras, como a limitação da capacidade dos espaços em 50% do total. Também será obrigatório o uso de máscara facial. Os estabelecimentos precisarão reforçar medidas de limpeza e conserva dos ambientes, da bilheteria às salas de reprodução.

Continua após a publicidade

Também serão liberados eventos com a presença de até 250 pessoas.

O decreto que será publicado na quinta também deve ampliar o horário de funcionamento de bares e restaurantes para até 3h. Atualmente, o horário é limitado às 23h. O comércio, que hoje funciona de 9h às 17h, passa a ter permissão para abrir conforme o que está definido no alvará de cada estabelecimento.

As regras são semelhantes às publicadas na primeira quinzena de maio. De lá para cá, a prefeitura regrediu na flexibilização por um aumento dos casos de covid-19. Na última semana, porém, os números melhoraram e a taxa de ocupação dos leitos públicos em Goiânia, que superou 90%, caiu abaixo dos 70%.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:

Goianésia reabre cinemas e teatros em novo decreto

Cinemas ganham autorização para funcionar em Aparecida de Goiânia