16 de julho de 2024
Cidade de Goiás • atualizado em 13/06/2024 às 08:31

Cine Teatro São Joaquim será modernizado e passará a contar com sala de cinema regular

Com a instalação de novos equipamentos, o local passará a abrigar, de fato, uma sala de cinema para a transmissão de filmes do circuito comercial
Foto: Secult Goiás
Foto: Secult Goiás

O Governo de Goiás anunciou, nesta quarta-feira (12), a modernização do Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. Unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o local passará a abrigar, de acordo com a pasta, uma sala de cinema regular, de fato.

Serão instalados uma série de equipamentos, adquiridos por meio da lei federal Paulo Gustavo, com investimento de R$ 740 mil, operacionalizados pelo Poder Executivo estadual. As obras estão previstas para ocorrer a partir do segundo semestre deste ano, após seleção de empresa especializada, por meio de edital público.

A titular da Secult, Yara Nunes, participou da abertura da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), onde comunicou a novidade aos presentes. “Esta adaptação representa um marco na valorização do nosso patrimônio cultural e no acesso à sétima arte. Ao aliar a riqueza histórica do espaço à tecnologia de ponta, o Cine Teatro São Joaquim se tornará um polo de entretenimento e formação cinematográfica para a comunidade”, pontuou.

Equipamentos

Ao todo, serão instalados, de acordo com a Secult, 60 equipamentos no Cine Teatro São Joaquim. Saõ eles: um projetor DCP 4K – Certificação DCI; uma lente de alto brilho; um servidor; um processador de áudio, seis caixas acústicas frontais; uma caixa acústica subwoofer, oito amplificadores de som; 34 caixas acústicas surround; um nobreak 6kva; um pedestal para projetor digital; um rack para som; dois microfones sem fio; um computador Desktop, e uma tela motorizada.

Funcionamento

A curadoria e a organização da grade de programação serão feitas pela equipe do Cine Cultura, unidade da Secult Goiás que funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia. A intenção é promover sessões especiais, com um roteiro de obras de qualidade.

A grade de filmes será flexível, para conciliar com a programação alternativa do Cine Teatro São Joaquim, que também recebe apresentações diversas, sobretudo shows e peças teatrais. O público terá acesso aos dias e horários dos filmes na própria unidade e por rede social.

O Cine Teatro São Joaquim também é o principal espaço de exibição de filmes do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica).

Cine Teatro

O Cine Teatro São Joaquim é considerado o primeiro teatro do Centro-Oeste e o mais antigo de Goiás. Sua inauguração data de 1857, no Beco da Lapa, na cidade de Goiás. Em seus primórdios, o espaço exibia peças dos principais centros culturais do país, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos anos 80, o estado adquiriu o prédio onde existia o Cine Anhanguera, que também estava sendo desativado. E, em 1992, reativou (no novo endereço) o Cine Teatro São Joaquim, que voltou a ser palco de grandes espetáculos.

Em 2015, foi realizada uma obra de requalificação completa, com recursos do PAC Cidades Históricas, que atendeu às condições de acessibilidade universal e reequipou o Cine Teatro com novos sistemas de cênica, luminotécnica, acústica, projeção, refrigeração, prevenção de incêndio, subestação de energia e gerador, além de ampliação do backstage, área técnica, camarins e administração. A inauguração do Cine Teatro se deu junto ao lançamento da 19ª edição do Fica, em 2017.

Em 2023, o Governo de Goiás realizou novos serviços na unidade, para melhor receber o público do 24º Fica. Os serviços incluíram reparos de goteiras, infiltrações, iluminação, revisões elétricas e no sistema de proteção a incêndios.


Leia mais sobre: / / Cidades