21 de junho de 2024
Cultura

Cine Goiás Itinerante retoma atividades no Estado

Os municípios de Silvânia e Alexânia serão contemplados com o programa, nesta segunda (27) e quarta-feira (29)
Foto: Secult Goiás
Foto: Secult Goiás

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de Goiás retoma, nesta semana, as atividades do projeto Cine Goiás Itinerante. Nesta segunda-feira (27), a cidade de Silvânia será contemplada com sessões gratuitas de cinema. Já na quarta-feira (29), o projeto segue para o município de Alexânia.

Em Silvânia, as atividades acontecem no Espaço Cultural Juvenal Tavares, com filmes que fazem parte da programação infantil do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Em Alexânia, as sessões serão no distrito de Olhos D´Água, na Escola Geminiano Ferreira de Queiroz, onde haverá, ainda, oficinas de Stop Motion.

De acordo com a Secult, o curso tem o intuito de apresentar uma introdução ao stop motion (técnica de criação de filmes por meio de fotos) junto com um exercício interativo dos fundamentos básicos para a criação de uma animação utilizando objetos recicláveis.

“Além de estimular o interesse pela arte de animação cinematográfica e desenvolver capacidades criativas de trabalho em grupo, a atividade ainda conscientiza os jovens sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente”, frisa.

Cine Goiás Itinerante

Segundo o Governo do Estado, o Cine Goiás Itinerante tem o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área, com pilares voltados à exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população.

A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios. O projeto leva, de forma mensal, entretenimento por meio do cinema, principalmente para alunos das redes municipais e estadual de ensino do interior e para a população mais vulnerável. Oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente também fazem parte do roteiro.

Para levar o projeto aos municípios, os gestores precisam se cadastrar no site https://mapagoiano.cultura.go.gov.br, entrar na aba “oportunidades”, ler o regulamento, clicar em Inscrição Cine Goiás Itinerante 2024, preencher os campos com os dados solicitados e escolher a data desejada. Após a inscrição, é só aguardar a confirmação via e-mail ou contato da equipe responsável, caso haja necessidade.


Leia mais sobre: / / Cidades