logomarcadiariodegoias2017

Foto/Divulgação
transposicao capivari.jpg

No próximo período de seca, a expectativa é que a região leste da cidade - a que mais sofre com a estiagem - não enfrente mais problemas com a falta de água. É que na segunda-feira, 19, às 9 horas, será inaugurada a transposição do Rio Capivari para o Ribeirão Piancó, responsável pelo abastecimento de 80% de Anápolis, ou seja pelo fornecimento de água tratada para cerca de 330 mil pessoas. O evento acontece na BR-414, altura do km 421.

Com investimento inicial de R$ 3,8 milhões, essas obras vão elevar a vazão em 180 litros de água por segundo. A gerente regional da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano, garante que a estrutura será suficiente para garantir água para os moradores de Anápolis nos próximos anos, até a conclusão de uma obra definitiva – onde a captação vai ocorrer a cerca de 15 quilômetros do Piancó 2 e com volume três vezes maior que o dessa primeira etapa. O investimento total será de R$ 103 milhões.

Para o prefeito Roberto Naves, a obra de captação no Rio Capivari representa um marco histórico. “É um compromisso nosso que levamos ao governador Marconi Perillo antes mesmo de assumirmos a Prefeitura. Ele entendeu nossa demanda e hoje responde com a primeira obra que deve acabar com o desabastecimento em Anápolis”, disse Roberto Naves.

A entrega das obras estava prevista, inicialmente, para setembro 2017, mas sofreu atraso por problemas externos como a demora para expedição da licença ambiental pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e a liberação por parte do Dnit para a execução de duas travessias na BR-414, esta última emitida somente em dezembro.

Funcionamento

O sistema de transposição será automático, entrando em operação quando acusar a baixa vazão do Piancó, ou seja, no período de estiagem. O objetivo da transposição é complementar o abastecimento de água em cerca de 80% da cidade. Os outros 20% são fornecidos pelo sistema do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) à região sul de Anápolis, realidade que será mudada em breve com a ligação desses bairros ao sistema Piancó.

Com informações do Portal Goiás Agora

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

SEARCH