14 de junho de 2024
Previsão do tempo

Cidades goianas registram as menores temperaturas mínimas do ano; 10,6ºC em Jataí

Uma massa de ar polar provocou mudança no clima, mas, a partir de sábado (1º), a frente fria começa a perder intensidade no Estado
Em Goiânia, a mínima registrada nesta quinta (30) foi de 13ºC. Foto: Reprodução
Em Goiânia, a mínima registrada nesta quinta (30) foi de 13ºC. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (30), cidades goianas registraram suas menores temperaturas mínimas do ano. Com o avanço de uma massa de ar polar, houve queda brusca dos termômetros, que durante a madrugada chegaram a registrar até 10ºC em alguns municípios.

Oito cidades registraram suas menores temperaturas mínimas de 2024, conforme registro do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo): Jataí (10,6ºC); Rio Verde (11,4ºC); Mineiros (11,9ºC); Pires do Rio (12,1ºC); Goiânia (13,6º); Luziânia (14,1ºC); Cristalina (14,5ºC) e Catalão (14,9ºC).

Previsão para os próximos dias

Na sexta (31), o prognóstico continua sendo de queda das temperaturas durante a noite, se mantendo pela manhã, com aumento no decorrer da tarde, com predomínio de sol. No entanto, conforme a previsão do Cimehgo, a expectativa é de que a partir de sábado (1º) as mínimas voltem a subir e o clima fique um pouco mais quente em todo o Estado de Goiás.

Na capital, a previsão é de mínima de 14ºC e máxima de 29ºC na sexta (31). Já em Jataí, cidade que registrou sua menor temperatura mínima, o prognóstico continua em 10ºC e máxima de 27ºC. Rio Verde também manterá o tempo frio, com mínima de 11ºC e máxima de 27ºC.

Alerta de baixa umidade

O alerta especial é para a queda da umidade relativa do ar em Goiás, que atrelado a época de estiagem, pode favorecer condições críticas de secas nos rios. Em Goiânia, as estações hidrológicas que monitoram o rio Meia Ponte no município de Goiânia, acima (montante) e abaixo (jusante) da cidade, demonstram o decaimento das cotas.

De acordo com o Cimehgo, os níveis ainda permanecem dentro da Zona de Normalidade, porém, a estação Jusante de Goiânia registra níveis que estão prestes a sair dessa zona e se aproximarem de valores mínimos históricos. A situação do rio Meia Ponte em Itumbiara é o mesmo, próximo de extrapolar a zona de normalidade em direção aos níveis mínimos históricos.


Leia mais sobre: / / / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.