25 de maio de 2024
Clima

Cidade goiana registrou a segunda maior temperatura do ano no Brasil com 44,3ºC; veja lista

O lugar mais quente registrado foi Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a 593 de Belo Horizonte, com 44,8ºC
Aragarças, que fica na região Oeste de Goiás, foi a segunda cidade com maior temperatura registrada no Brasil este ano. (Foto: Carlos Nathan Sampaio)
Aragarças, que fica na região Oeste de Goiás, foi a segunda cidade com maior temperatura registrada no Brasil este ano. (Foto: Carlos Nathan Sampaio)

Antes do município mineiro de Araçuaí, de Minas Gerais, registrar neste domingo (19) a maior temperatura já verificada no Brasil pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) com 44,8ºC, uma cidade goiana liderava a lista com 44,3ºC marcados em 13 de outubro. O município é Aragarças e fica na região Oeste de Goiás, divisa com Mato Grosso.

Agora em segundo lugar, Aragarças fica ao lado de outras duas cidades do MT, Pontal do Araguaia e Barra do Garças, onde se forma o encontro das águas dos rios Araguaia e Garças. Juntos, os municípios concentram mais de 94 mil moradores. No local já é comum e corriqueiro que se faça muito calor frequentemente.

Vale lembrar que, apesar de registrar a segunda maior temperatura de 2023, o recorde anterior de calor no país ao da cidade mineira ocorreu em Bom Jesus, no Piauí, onde fez 44,7ºC, mas em 21 de novembro de 2005.

Leia também: Calor no Brasil deve piorar até dezembro, quando El Niño ainda atingirá seu pico


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.