13 de junho de 2024
Cidades

Chuvas em Goiás devem permanecer intensas até quarta-feira (12)

Alerta para tempestade em Goiás. (Foto: Altair Tavares/DG)
Alerta para tempestade em Goiás. (Foto: Altair Tavares/DG)

As chuvas em Goiás devem permanecer intensas pelo menos até o meio de semana. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), até quarta-feira (12) o estado deve ter precipitações em grande volume, como ocorre desde o fim de semana.

A região com maior pluviometria deve ser a Norte. Para lá, o Cimehgo prevê até 45 mm de chuva nesta segunda-feira (10). Nas regiões Leste, Sul, Central e Oeste, deve chover até 40 mm. Os níveis ficam um pouco mais baixos no Sudoeste de Goiás, para onde se prevê 35 mm.

Veja: No Sul, onda de calor preocupa

Conforme o Cimehgo, o fenômeno ocorre por conta de uma atuação da zona de convergência do Atlântico Sul. Trata-se de um grande corredor de umidade que sai do Norte do Brasil e passa sobre Goiás até chegar ao Sudeste do país. Com isso, áreas de instabilidade se formam com maior facilidade, causando pancadas de chuvas volumosas, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e raios.

A expectativa é que as chuvas permaneçam mais intensas até a terça-feira (11), mas ainda com reflexo na quarta na maior parte do estado, uma vez que a combinação de calor e umidade deve auxiliar na formação de chuvas. De quinta-feira (13) até sábado (15), porém, os sistemas que provocam chuvas perderão intensidade.

Em Goiânia, nesta segunda-feira, os termômetros chegaram a marcar 19ºC e sobem até 27ºC. O volume de chuvas previsto para a capital é de 20 mm, assim como Anápolis, Rio Verde, Catalão e Itumbiara. Na cidade de Goiás e em Ipameri são esperados até 30 mm de chuva.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque