26 de maio de 2024
Cidades

Chuvas devem cair com mais frequência a partir da próxima semana

Área vermelha está sob alto risco por onda de calor. (Foto: Inmet)
Área vermelha está sob alto risco por onda de calor. (Foto: Inmet)

As chuvas devem começar a cair com mais frequência em Goiás a partir do próximo domingo (11), segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além do domingo, deve chover na segunda, terça e quarta-feira, aliviando o intenso calor que toma conta do estado há mais de duas semanas. Na quinta e sexta-feira, não há previsão de precipitação. Porém, pode voltar a chover no sábado.

Em Goiânia, a temperatura pode chegar a 40ºC nesta sexta (9) e 39ºC no sábado (10). No domingo, porém, a onda de calor começa a arrefecer com a chuva, embora os termômetros ainda possam chegar aos 37ºC.

Na próxima semana, com as chuvas, a capital pode voltar a ter máximas de 32ºC e mínimas abaixo de 20ºC. A previsão é semelhante para Anápolis, na região central, que passará dos atuais 36ºC para 28ºC de máxima na próxima semana.

Em regiões como a sudoeste e a sudeste, a chuva pode demorar um dia a mais e chegar apenas na segunda-feira (12), mas também trará alívio, com queda de até 9ºC na máxima, em Rio Verde. Outra região que pode sofrer mais alguns dias é o sul. Em Itumbiara, a previsão de chuva é apenas para terça-feira (13).

No norte e noroeste goiano, onde os termômetros têm facilmente batido os 40ºC, a chuva deve chegar na segunda e diminuir até 10ºC do calorão, baixando as máximas para 31ºC.

O alerta vermelho de onda de calor de grande perigo, emitido pelo Inmet na última segunda-feira (5), se encerra às 0h de sábado. Praticamente todo o estado de Goiás está incluído na zona de risco. Segundo o instituto, frequente exposição ao sol nesse período, sem proteção, pode levar à morte por hipertermia.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque 3