13 de julho de 2024
Destaque

Chuva em Goiânia: vai continuar chovendo na capital esta semana?

(Foto: Lucas Barbosa)
(Foto: Lucas Barbosa)

A chuva em Goiânia amenizou um pouco mais a umidade relativa do ar para os goianienses. Desde a última sexta-feira (24), moradores da capital registram e compartilham a tão esperada chuva. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão para esta segunda-feira (27) no estado é de chuvas isoladas em diversas regiões e Defesa Civil emite alerta para o estado

A chuva em Goiânia deve ocorrer por pelo menos até a próxima quarta-feira (29), conforme explica o Cimehgo. “Chuvas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente granizo”.

Além da capital, o Cimehgo alerta também para a possibilidade de rajadas de vento acompanhadas de queda de granizo em determinadas regiões do estado. Apesar da chuva em Goiânia, o calor continua forte, contudo a umidade relativa do ar dar uma ligeira amenizada em relação aos últimas dias, que chegou a ficar próximo de 10%.

“Temperatura máxima podendo chegar aos 34ºC e umidade relativa do ar na casa dos 28%, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas”.

“Início da semana ainda teremos a formação de áreas de instabilidade, a partir de quarta o tempo segue mais estável”, diz Cimehgo sobre a chuva em Goiânia.

Chuva em Goiânia provoca transtornos

No último domingo (26), a chuva em Goiânia provocou alguns transtornos pelas ruas da capital. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informou que até o momento foram registradas seis quedas de árvores em toda grande Goiânia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Queda-de-arvores-em-Goiania-1024x768.jpeg
Foto: Divulgação

De acordo com a Defesa Civil, não houve ocorrências de alagamentos na capital, já que foram precipitações com longa duração, mas com pouco volume. Ainda na manhã do último domingo (26), a equipe foi fazer um atendimento de ocorrência próximo ao Zoológico da capital, para reparos de queda de fiação de alta tensão.

Chegando no local, constatou-se que se tratava de queda de fiação telefônica. Equipes da Enel também foram chamadas para atendimento. A chuva em Goiânia neste final de semana, teve maior índice na região Norte da capital, segundo o Cimehgo. Na região, a área teve um total de 112,2 milímetros (mm).

Vazão do Rio Meia Ponte

Com a chuva no final de semana, foram registrados em alguns pontos da capital volume maior de precipitação. André Amorim, na região central de Goiás foram registrados bons volumes em torno de 35,6 mm. Na Região Noroeste foram 44,6mm; e, na Região Leste, 86mm.

André, explica que a melhora no controle de captação foi bem tímida com as chuvas em Goiânia deste final de semana.

“Sobre a vazão do ponto de controle da captação de Goiânia, a melhora foi tímida, pois não choveu tão bem. Em Inhumas, por exemplo, choveu 13mm. Então ainda temos que utilizar a água com cautela”, explica André Amorim.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / / / Destaque / Goiânia

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.