24 de maio de 2024
PROGRAMA CENTRALIZA • atualizado em 07/04/2024 às 15:03

Centro de Goiânia é contemplado com atividades culturais, esportivas e de lazer

Programa Centraliza tem como objetivo de requalificar o Centro de Goiânia em sete eixos temáticos, incluindo cultura, esporte e lazer
São mais de dez horas de programação, com diversas atividades. (Foto: Jackson Rodrigues)
São mais de dez horas de programação, com diversas atividades. (Foto: Jackson Rodrigues)

Uma iniciativa que integra o Programa Centraliza está acontecendo neste domingo (07) no Centro de Goiânia, contando com uma série de atividades culturais, esportivas e de lazer. Por isso, a Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera está fechada para o trânsito de veículos até as 18h para receber o evento.

São mais de dez horas de programação, com atividades como aulas de alongamento e treino funcional, campeonato de golzinho e pintura facial para crianças, além de apresentações musicais com a Orquestra Sinfônica de Goiânia. Segundo o prefeito da capital, Rogério Cruz, o evento faz parte de um projeto amplo de requalificação do Centro de Goiânia.

“Esse projeto vai perdurar por muitos e muitos anos, com certeza, porque o desenvolvimento da cidade de Goiânia é pujante, é grande. Aqui estamos dando o pontapé em um projeto muito importante, que não é de gestão, mas sim de governo. Esse projeto vai perdurar por muitos e muitos anos com certeza, porque o desenvolvimento da cidade de Goiânia é pujante, é grande, nós temos a certeza e acreditamos muito no processo que nós iniciamos na Câmara Municipal”, afirmou.

Programa Centraliza

O Programa Centraliza é coordenado por diversas secretarias e órgãos de Goiânia, com objetivo de requalificar o Centro de Goiânia em sete eixos temáticos, como por exemplo cultura, esporte e lazer. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Alves, os integrantes do projeto estão trabalhando para minimizar as ações que levaram o Centro da capital ao ponto que está atualmente.

“Aqui precisamos viver esse projeto e disponibilizar ações para que a população volte a viver o Centro de Goiânia, como ele merece”, afirmou.

Complementando, a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, também se mostrou satisfeita com o Programa Centraliza, afirmando que o projeto vai “devolver ao goianiense um Centro requalificado, transformado e muito bonito”.

Recuperação

O proprietário de um comércio na região do Centro, Zosemar Braga, afirmou que o local foi se deteriorando com o tempo, defendendo que precisa ser tratada com respeito. “As origens da cidade se deram pelo Centro e essa iniciativa da Prefeitura, tenho certeza, vai fazer a Região Central voltar a ser referência para a Capital”, disse.

Sobre o potencial esportivo do Centro de Goiânia, o artista plástico Américo Poteiro afirma que em todos os domingos vai até a região para pedalar, principalmente na Avenida Goiás. “Pedalo em média 30 quilômetros aos domingos e adorei a ideia de fechar a via para o lazer e esporte. A Prefeitura tem o meu total apoio pela iniciativa”, ressaltou.


Leia mais sobre: / / / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.