Brasília – O Ministério do Planejamento divulgou nota nesta quinta-feira reforçando que a realização da Contagem da População 2016 – o Censo – não poderá ser realizada em função de seu alto custo, estimado em R$ 2,6 bilhões, valor que não está previsto no orçamento de 2015. A informação está presente em nota à imprensa distribuída pela assessoria de Comunicação Social do ministério hoje.
A nota cita que o Ministério do Planejamento e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estabeleceram o planejamento dos projetos a serem desenvolvidos pelo IBGE em 2015/16, a partir das restrições orçamentárias e financeiras existentes, da mesma forma que todos os órgãos da administração pública federal. A contagem da população não será feita, mas, segundo o ministério, ficam preservadas as demais pesquisas do IBGE, inclusive o Sistema de Contas Nacionais, PNAD Contínua, POF e o Censo Agropecuário 2017, “consideradas de fundamental importância para os diagnósticos macroeconômicos e para o conhecimento da realidade social brasileira”.
A contagem da população brasileira prevista para o ano que vem foi cancelada “em razão de contenção orçamentária”, informou a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, em comunicado interno enviado aos funcionários na última terça-feira (24). Inicialmente prevista para ocorrer em 2015, a pesquisa já havia sido adiada para 2016 pelo mesmo motivo. Como não há nova previsão para realização do levantamento, é possível que uma nova contagem de população só ocorra no Censo de 2020.
(Estadão Conteúdo)