20 de maio de 2024
Novidade • atualizado em 15/04/2024 às 17:54

Cavalhadas de Pirenópolis de 2024 acontecerão em novo local; entenda

A mudança é motivada pelo atraso nas obras do Cavalhódromo, em decorrência das chuvas
As Cavalhadas de Pirenópolis acontecem entre os dias 19 a 21 de maio. Foto: Secult
As Cavalhadas de Pirenópolis acontecem entre os dias 19 a 21 de maio. Foto: Secult

As Cavalhadas de Pirenópolis deste ano acontecerão em novo local. Por decisão do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) de Pirenópolis, integrantes da festa, servidores do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirenópolis e do Governo de Goiás, ficou determinado que a apresentação cultural acontecerá no Módulo Esportivo do município, na GO-338.

A mudança foi motivada pelo atraso das obras no Cavalhódromo de Pirenópolis, que começaram no início do ano. No entanto, mesmo com a mudança do local do evento, equipes da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) devem continuar com as obras no espaço. De acordo com a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Bruna Arruda, as chuvas resultaram no atraso do cronograma. “Nosso trabalho continua no local, mas o período chuvoso, que se estendeu este ano, prejudicou o andamento”, explica.

As Cavalhadas de Pirenópolis são consideradas uma manifestação cultural-religiosa e possuem registro de patrimônio imaterial do Iphan. A atração é realizada anualmente pela comunidade, em parceria com a prefeitura e diversas entidades, além de ter o apoio e fomento do governo do Estado. Os festejos acontecem em Pirenópolis entre os dias 19 a 21 de maio.

Conforme a Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), o Circuito das Cavalhadas de 2024 terá recursos ampliados pelo Governo de Goiás. Este ano serão investidos R$ 4 milhões para a realização da festa em 15 municípios goianos: Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Luziânia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e Silvânia.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.