25 de maio de 2022
Economia

Cartão facilita financiamentos para pequenos negócios

BNDES oferece opção com taxas diferenciadas para empreendedores. Análise de cadastro é realizada pela internet

Juros baixos, crédito pré-aprovado, dois anos para pagar e mais de 34 mil produtos e serviços disponíveis para aquisição sem burocracia. O cenário descrito é ideal para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) que precisam ou querem fazer investimentos. E o melhor é que não se trata de ficção. Essas condições estão disponíveis aos empreendedores através do Cartão BNDES, uma espécie de cartão de crédito oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas de pequeno porte e microempresas.

Continua após a publicidade

O instrumento financeiro foi apresentado aos colaboradores do Sebrae durante a plenária de encerramento do Encontro Nacional de Inovação e Sustentabilidade, que reuniu os colaboradores de todos os estados da instituição, em Brasília, até esta sexta-feira (04). O representante do banco oficial de fomento, Vitor Burns, que fez a apresentação do produto, disse que o Sebrae é um importante parceiro para a divulgação da ferramenta que, segundo ele, é capaz de aumentar a competitividade empresarial. “Queremos vocês como multiplicadores do Cartão. Vamos aproveitar a capilaridade e o conhecimento da instituição”, disse Burns aos presentes.

Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, a linha de crédito oferecida pelo Cartão BNDES é das mais baratas  praticadas no país e possui acesso facilitado. “O cartão é um instrumento financeiro capaz de ampliar o acesso dos pequenos negócios ao crédito”, disse o diretor. Para ele, os esforços devem se concentrar agora no credenciamento de provedores e fornecedores de serviços tecnológicos para o cartão BNDES. No âmbito do Sebrae, as pequenas empresas que recorrem ao Sebraetec são clientes potenciais desse meio eletrônico de financiar investimentos.

Com o Cartão BNDES, os empresários podem comprar máquinas, equipamentos, peças, serviços de certificação e uma variedade de produtos e serviços. O limite de crédito pode chegar a R$ 1 milhão por cartão e cada empresa pode receber até cinco cartões simultaneamente. Os juros aplicados são de 0,9% ao mês e o prazo de pagamento pode chegar a 48 meses.

Continua após a publicidade

Para ter acesso ao Cartão BNDES, o empresário precisa acessar www.cartaobndes.gov.br e incluir dados do projeto que pretende financiar. Vitor Burns explica que a aprovação do crédito depende de análise prévia da saúde financeira da empresa pelos técnicos do BNDES. Três fatores são considerados: a viabilidade do projeto, o retorno financeiro e a adequação da empresa ao projeto. Em média, a liberação do crédito é feita no prazo de 25 dias. (Agência Sebrae de Notícias)

Leia mais sobre:
Economia