20 de julho de 2024
ABRE E FECHA

Carnaval 2024: confira o que abre e fecha em Goiás durante o feriado

Assim como é comum nos feriados, o Carnaval 2024 também vai alterar o horário de funcionamento em Goiás
Os serviços essenciais serão prestados em regime de plantão. (Foto: Reprodução)
Os serviços essenciais serão prestados em regime de plantão. (Foto: Reprodução)

Assim como é comum nos feriados, o Carnaval 2024 também vai alterar o horário de funcionamento de serviços, órgãos, instituições e estabelecimentos em Goiás. O Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia e Aparecida decretaram ponto facultativo em órgãos e entidades de administração pública. Os horários ficam alterados a partir de segunda-feira (12) até quarta (14).

Os serviços essenciais serão prestados em regime de plantão e os atendimentos de urgência e emergência na Saúde seguem normalmente, bem como ações de fiscalização, atenção às mulheres vítimas de violência, serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros.

Confira o que abre e fecha durante o Carnaval 2024

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias durante o Carnaval 2024, nos dias 12 e 13 de fevereiro. Na quarta-feira, o expediente começa a partir de 12h. Entretanto, os meios eletrônicos de atendimento bancário seguem normalmente.

Comércio

De acordo com o Sindicato do Sistema de Comércio (Sindilojas), as lojas do comércio varejista funcionam normalmente no Carnaval 2024. Já a Associação Goiana de Supermercados (Agos), os supermercados funcionam normalmente na segunda e na quarta, mas na terça algumas unidades abrirão até 13h, enquanto outras mantém funcionamento das 8h às 20h.

Na região da 44, a Associação Empresarial afirmou que as galerias e shoppings funcionarão normalmente nesta sexta (9) e sábado (10), mas nos dias 11, 12 e 13 estarão fechados. O funcionamento normal será retomado na quarta-feira.

Correios

Os Correios funcionarão normalmente nesta sexta e sábado, mas na segunda e na terça não haverá atendimento, os quais serão retomados apenas na Quarta-Feira de Cinzas, com as agências abertas a partir de 12h.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) também não funcionará na segunda e terça-feira, sendo retomado o funcionamento na quarta-feira.

Shoppings

Sobre o funcionamento dos shoppings, o funcionamento acontece todos os dias, mas com alguns horários alterados. No Goiânia Shopping, no sábado, segunda, terça e quarta as lojas e quiosques serão abertos de 10h a 22h, assim como alimentação e lazer, enquanto os restaurantes abrirão as portas às 11h30 até 23h. Já no domingo o horário muda, com lojas e quiosques funcionando de 14h a 20h.

No Flamboyant, no sábado, segunda, terça e quarta, as lojas, área de alimentação e lazer funcionam das 10h às 22h, mas no domingo alimentação e lazer funcionam de 12h às 22h e lojas de 14h às 20h.

O Aparecida Shopping funciona no sábado e quarta-feira das 10h às 22h, enquanto no domingo e terça-feira as lojas e quiosques funcionam das 14h às 20h e a área de alimentação e lazer das 11h às 22h. Na segunda-feira, a abertura de lojas e quiosques será facultativa.

No Buriti Shopping, o funcionamento será das 10h às 22h no sábado, segunda, terça e quarta, mas no domingo a abertura de lojas e quiosques será das 14h às 20h e a área de alimentação das 11h às 22h.

O Passeio das Águas mantém funcionamento normal todos os dias, exceto domingo que lojas e quiosques abrem as 14h e as áreas de alimentação e lazer abrem as 12h, ambos fecham às 10h.

Transporte coletivo

Durante o Carnaval 2024, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que os ônibus vão circular no dia 12 de fevereiro com carga horária de sábado, no dia 13 com planilha horária de feriado e no dia 14 com planilha horária de férias. A recomendação é que os passageiros utilizem o aplicativo SilMRmtc para conferir os horários.

Vapt Vupt

No sábado, as unidades de Vapt Vupt (exceto Praça Cívica e Bougainville) terão expediente normal. Entretanto, na segunda e terça-feira do Carnaval 2024, as agências estarão fechadas e na quarta as unidades iniciarão atendimento às 14h.

Órgãos de administração municipal

O Atende Fácil não funcionará na segunda e terça-feira do Carnaval 2024, retomando o atendimento na quarta-feira a partir de 14h.

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão, podendo ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar uma unidade de saúde. A Fiscalização Ambiental também segue normalmente pelo regime de plantão.

Mutirama e Zoológico

O parque Mutirama segue com funcionamento normal no Carnaval 2024 no sábado e domingo, mas de segunda a quarta-feira estará fechado, enquanto o Zoológico não sofrerá alteração nos dias e horários de funcionamento.


Leia mais sobre: / / / / / / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.