18 de abril de 2024
INAUGURAÇÃO

Capitania Fluvial de Goiás é inaugurada em Goiânia e homenageia presidente da Assof-GO

Nova sede da Capitania Fluvial de Goiás promete atender mais amplamente a população goiana
Capitania Fluvial recebe apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nas ações. (Foto: Divulgação)
Capitania Fluvial recebe apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nas ações. (Foto: Divulgação)

O Comando do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil vai inaugurar a nova sede da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO) em Goiânia, nesta sexta-feira (15). O evento solene homenageará o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (Assof-GO), Coronel PM Cardoso, com a Medalha Amigo da Marinha.

A iniciativa tem como objetivo homenagear personalidades que contribuíram para a difusão da mentalidade marítima. Segundo o Coronel Cardoso, ser homenageado com uma medalha representativa para a Marinha do Brasil é uma honra, uma vez que foi nela que iniciou a carreira, servindo como Marinheiro Recruta, nos anos 1998 e 1999.

“Tive a oportunidade de ser lotado na Comissão Interministerial para Antártico Brasileiro. Essa honraria tem um valor sentimental para mim”, afirmou o presidente da Assof-GO.

Além disso, o Coronel afirmou que a polícia e o Corpo de Bombeiros são parceiros da Capitania Fluvial, que é responsável por supervisionar a navegação fluvial e é uma Organização Militar que desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes aquáticos e na coordenação do tráfego fluvial, assim como a soberania nacional, assegurando que as embarcações operem de maneira segura e eficiente.

De acordo com Cardoso, a importância da Capitania Fluvial vai além do aspecto regulatório, sendo essencial para o bem-estar e a prosperidade da comunidade fluvial. “Sua presença oferece à população uma sensação de tranquilidade, sabendo que há uma autoridade dedicada a garantir a integridade das atividades fluviais, sempre, contando com a parceria da polícia militar e do corpo de bombeiros”, ressalta.

Nova sede da Capitania Fluvial

A Capitania Fluvial de Goiás foi criada em março de 2020 com objetivo de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. A entidade realiza ainda habilitação de condutores para as categorias de embarcações e a qualificação de aquaviários, pessoas que trabalham com condução de embarcações profissionalmente.

Segundo o capitão de Fragata Arruda, diretor da CFGO, a nova sede atenderá amplamente a população goiana, além de destacar o apoio da PM e do Corpo de Bombeiros nas ações. “A Polícia Militar do Estado de Goiás, bem como o Corpo de Bombeiros são grandes parceiros e sempre que precisamos de apoio de segurança eles se fazem presentes. Como autoridade marítima, nossa abordagem é administrativa, como as abordagens do departamento de trânsito na cidade. Caso a pessoa abordada se negue a submeter-se a nossa inspeção, é o policial militar quem pode prendê-lo”, afirma o capitão Arruda.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.