17 de agosto de 2022
Política

Candidaturas de Leonardo Péricles à Presidência e de Samara Martins à vice são lançadas pelo Unidade Popular

A convenção partidária ocorreu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e, na ocasião, candidato defendeu a formação de uma grande frente popular para atuar no processo eleitoral
Leonardo Péricles é o único homem negro na disputa presidencial. (Foto: reprodução)
Leonardo Péricles é o único homem negro na disputa presidencial. (Foto: reprodução)

O partido Unidade Popular oficializou, neste domingo (24), o nome de Leonardo Péricles para a Presidência da República. Evento também formalizou a participação da dentista Samara Martins como vice-presidente, na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto daqui a 69 dias.

A convenção partidária ocorreu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e, na ocasião, Péricles defendeu a formação de uma grande frente popular para atuar no processo eleitoral. “A política central vai ser feita pelo povo”, disse, em seu discurso. “Como defensores das liberdades democráticas, convocamos o povo a dar início a uma nova jornada de atividades na rua”, completou.

Durante a fala, Péricles destacou a importância de todos os brasileiros poderem escolher democraticamente quem vai presidir o país ao longo dos próximos quatro anos. 

Continua após a publicidade

Leonardo Péricles é o único homem negro na disputa presidencial. Natural de Belo Horizonte, ele é técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas. O presidenciável começou a se aproximar da política em movimentos estudantis no início dos anos 2000 . Anos depois, passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Em 2008, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas não se elegeu. Já pelo Unidade Popular nas últimas eleições municipais, em 2020, concorreu como candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), na chapa de Áurea Carolina (PSOL). Eles ficaram em quarto lugar, com 103.115 votos.

Samara Martins é natural de Belo Horizonte e dentista do Sistema Único de Saúde (SUS). Moradora da periferia de Natal, Samara é vice-presidente nacional da Unidade Popular pelo Socialismo e militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e do Movimento de  Mulheres Olga Benario. Começou sua militância no movimento secundarista e foi diretora de mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE). Nas eleições de 2020, foi candidata à vereadora em Natal.

Continua após a publicidade

Com informações da Agência Brasil