09 de agosto de 2022
Destaque 2

Candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira vem a Goiás pedir apoio a Caiado

Arthur Lira candidato à presidência da Câmara com apoio de Bolsonaro. Foto: divulgação/redes sociais.
Arthur Lira candidato à presidência da Câmara com apoio de Bolsonaro. Foto: divulgação/redes sociais.

O deputado federal e candidato à presidência da Câmara Federal Arthur Lira (PP-AL) visita o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), nesta segunda-feira (11/10). Em pauta estaria o pedido de apoio do governador ao parlamentar nas eleições de primeiro de fevereiro, em que ele disputa o cargo de presidente contra o deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Lira busca o apoio da bancada goiana na Câmara, que são 17 parlamentares, mas que estaria dividida entre os dois nomes colocados para a disputa. Rossi é apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já Lira tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Fala-se em Brasília, inclusive, que Bolsonaro está muito atuante nesta eleição da Câmara porque há vários pedidos de impeachment contra ele na Casa, portanto a vitória de Lira seria vitória, também, de Bolsonaro.

O encontro de Lira com Caiado pode ser importante devido ao relacionamento republicano do governador com os deputados goianos e a experiência que Caiado tem no Legislativo, o governador já foi deputado e senador, isto é, ele saberia articular favoravelmente a Arthur Lira.

Continua após a publicidade

Até o momento, o candidato Baleia Rossi havia fechado apoio com o PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede, estes partidos somariam 261 votos à candidatura de Rossi.

Já Arthur Lira tem até agora o apoio de PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, Patriota, PSC e Avante. A soma dos votos desses partidos chega a 196. Ou seja, Baleia Rossi tem votos suficientes para ser eleito, contudo como a votação é secreta não é possível confiar nesta conta, já que os parlamentares podem mudar de voto sem que ninguém saiba.

O partido de Ronaldo Caiado, DEM, teria fechado com Baleia Rossi, porém o governador está alinhado com o presidente Bolsonaro, que apoia Arthur Lira — do PP.

Continua após a publicidade

À reportagem do Diário de Goiás, a assessoria do governador confirmou o encontro, que será à noite, no Palácio das Esmeraldas, Centro de Goiânia.