16 de julho de 2024
NIQUELÂNDIA E REGIÃO • atualizado em 15/06/2024 às 10:00

Campeonato de pesca movimenta turismo no Lago Serra da Mesa neste sábado

Quarta etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva vai reunir 260 pescadores. O evento atrai turistas de várias partes de Goiás e de outros estados do país
Evento atrai turistas e pescadores até as cidades abrangidas pelo Lago de Serra da Mesa - Foto: Goiás Turismo
Evento atrai turistas e pescadores até as cidades abrangidas pelo Lago de Serra da Mesa - Foto: Goiás Turismo

Com R$ 100 mil em prêmios, a 4ª Etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, no Lago Serra da Mesa, em Niquelândia, promete movimentar o turismo na região, neste sábado (15). O torneio deve reunir cerca de 260 pescadores de vários municípios goianos e até de outros estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O evento tem patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo).

A programação do torneio começou antes, com a realização de ações sociais e palestras envolvendo 130 alunos da Escola Municipal Iná de Souza Mendonça. As crianças receberam informações sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e a preservação das espécies. Outra contrapartida dos organizadores do evento é a doação de cestas básicas para o abrigo Nossa Senhora da Conceição.

Provas começaram sexta

Na sexta-feira (14), a programação começou às 20h, com a prova de arremesso, que se tornou tradição para os competidores do Circuito Goiano de Pesca Esportiva. Neste sábado (15), às 07h, houve a largada do torneio na Estância Corujinha, entre os municípios de Niquelândia e Uruaçu.

Os pescadores ficarão durante todo o dia no Lago Serra da Mesa, onde vão realizar a pesca, na modalidade “pesque e solte”. As espécies serão medidas e, em seguida, devolvidas ao rio. Todo o processo deve ser gravado. Às 18h, no retorno ao local, os vídeos serão validados pelos fiscais da prova. Às 20h, está marcada a cerimônia de premiação.

O Circuito Goiano de Pesca Esportiva já passou por Três Ranchos, Alexânia, Catalão e segue para Buriti Alegre, Luziânia e São Simão. A final do torneio está marcada para dia 26 de outubro, em Três Ranchos.

Investimento na temporada

Em 2024, segundo a Goiás Turismo, o Governo do Estado investirá R$ 1,2 milhão na temporada de pesca,  incluindo o Circuito Goiano de Pesca Esportiva e o Gigantes do Araguaia. Os torneios fazem parte do calendário oficial de competições do estado.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma que o objetivo da pasta é consolidar o estado com um dos melhores destinos de pesca esportiva e, com isso, movimentar a economia, gerando emprego e renda nos municípios onde os torneios são realizados. “Goiás está dando de presente para o Brasil um grande exemplo de política pública”, afirmou.


Leia mais sobre: / / Cidades / Esportes / Notícias do Estado

Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.