24 de maio de 2024
Destaque 2

Campanha de vacinação contra gripe em Goiás deve ter início na primeira quinzena de abril

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) deve ter início no dia 12 de abril, em Goiás. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), que afirma, ainda, que a dose deve ser administrada em um intervalo de 14 dias da aplicação da vacina contra Covid-19.

De acordo com a pasta, as vacinas ainda devem ser encaminhadas ao Estado pelo Governo Federal, que é o responsável pela aquisição, produção e distribuição das vacinas aos estados.

Com relação à indicação do Instituto Butantan, que afirmou ser necessário esperar duas semanas após tomar a vacina contra a Covid-19, para tomar a vacina contra a gripe e vice-versa, a SES-GO afirma que, pelo fato de não haver estudos de coadministração das doses, deve haver este intervalo.

“A vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, considerando a ausência de estudos de coadministração das doses contra Influenza e Covid-19, não se recomenda a administração simultânea das vacinas, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas”, esclarece a pasta.

Em casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, a SES-GO recomenda, também, o adiamento da vacinação contra a Influenza, “até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou testagem positiva”.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Destaque 2 / Goiás - Estado