14 de junho de 2024
Saúde • atualizado em 27/05/2024 às 16:10

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil em Aparecida inicia nesta segunda (27); confira locais

Ao todo, serão 38 postos disponibilizando a vacina contra a Poliomielite, destinada a crianças menores de cinco anos de idade
A vacina contra a Poliomielite previne a paralisia infantil. Foto: Claudivino Antunes
A vacina contra a Poliomielite previne a paralisia infantil. Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia inicia, nesta segunda-feira (27), a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A vacina que previne contra a Poliomielite é em gotinha, destinada a crianças menores de cinco anos de idade. Ao todo, 38 postos estarão fornecendo o imunizante, até dia 14 de junho.

A SMS de Aparecida lembra que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença que causa a paralisia dos membros inferiores em crianças. A campanha contará também com um Dia D, programado para o sábado do dia 08 de junho. Para vacinar as crianças, é necessário, apenas, apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.

A meta é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos que vivem na cidade. A estimativa é de que existam cerca de 48 mil nessa faixa etária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, atualmente, a cobertura vacinal da poliomielite de Aparecida está em 77%.

Controle da doença

A coordenadora destaca que a vacinação é extremamente importante para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, onde a doença está erradicada desde 1994. “Precisamos aumentar o número de crianças vacinadas para atingir a meta de 95%. Como a vacinação é uma estratégia coletiva, a baixa cobertura favorece o surgimento de novas variantes do vírus e o risco de retorno da doença aumenta”, alerta Renata.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e pode ser transmitida pelo contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Em casos graves, pode levar à paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, podendo ser fatal. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Postos de Vacinação

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Alto Paraíso
UBS Anhambi
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Boa Esperança
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Colina Azul
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Delfiore
UBS Expansul
UBS Garavelo Park
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Madre Germano
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda
UBS Papilon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul 2
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Tiradentes


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.