18 de abril de 2024
Ação

Campanha de conscientização sobre poda de árvores é promovida pela Equatorial Goiás e prefeituras

A parceria para a realização do serviço, que impacta o fornecimento de energia, acontece com as prefeituras de Goiânia, Aparecida, Jataí, Itumbiara e Porangatu
A campanha pretende esclarecer responsabilidades na execução das podas, e conscientizar a população sobre os riscos de intervenções em árvores próximas da rede elétrica. Foto: Arquivo DG
A campanha pretende esclarecer responsabilidades na execução das podas, e conscientizar a população sobre os riscos de intervenções em árvores próximas da rede elétrica. Foto: Arquivo DG

A Equatorial Goiás está realizando uma parceria com as Prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Itumbiara e Porangatu para a conscientização sobre a poda de árvores. A ação tem como objetivo informar a população sobre as responsabilidades deste trabalho, que impacta diretamente no fornecimento de energia.

A campanha pretende esclarecer responsabilidades na execução das podas, e conscientizar a população sobre os riscos de intervenções em árvores próximas da rede elétrica. Entre as recomendações, a companhia ressalta que, se uma árvore estiver em local ou vias públicas, a poda destes galhos é de responsabilidade da Prefeitura.

Já em casos de árvores que estejam em locais particulares, esta obrigação é do proprietário, ou seja, se a árvore estiver em quintais, calçadas ou em áreas residenciais, os clientes devem procurar profissionais especializados para realizar esse trabalho de forma segura.

A empresa alerta, ainda, para que a população não realize podas por conta própria, pois qualquer toque na rede ou simplesmente a aproximação de qualquer material metálico, pode causar acidentes fatais. A companhia reitera que está intensificando as ações de livramento de rede em todo o Estado, com foco em reduzir as ocorrências de toque ou queda de vegetação sobre os fios.

A orientação é que o plantio seja feito de forma consciente, escolhendo espécies de pequeno porte, plantando no recuo entre a casa e a calçada, afastada da fiação. Para árvores de médio e grande porte, é importante que o plantio seja feito no lado oposto ao da rede elétrica e que a poda seja realizada constantemente pelo responsável, para evitar quaisquer interferências na rede.

A Equatorial realiza o serviço de poda de galhos que estejam até dois metros da fiação. O executivo de Manutenção e Operação da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, explica como a companhia executa o livramento de rede. “Nestas situações, o trabalho deve ser realizado exclusivamente por profissionais especializados da distribuidora, habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados. A ação é realizada em conjunto com o Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, que quando necessário, realiza o desligamento da rede para a retirada segura destes galhos”.

Para solicitar a poda de árvores nestas situações, o consumidor deve entrar em contato com a Equatorial Goiás Call Center da companhia 0800 062 0196 ou nas agências de atendimento espalhadas em todo o Estado.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado