23 de junho de 2024
Educação

Campanha da UFG quer arrecadar 5 mil computadores para alunos carentes

Concurso público tem vaga para dois professores. (Foto: Reprodução/UFG)
Concurso público tem vaga para dois professores. (Foto: Reprodução/UFG)

Uma campanha lançada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Associação de Egressos e Egressas da UFG, quer mobilizar a sociedade e arrecadar recursos para disponibilizar 5 mil computadores e tablets a alunos de baixa renda.

Os equipamentos serão necessários para a retomada das aulas, que será feita de forma virtual, a partir de 31 de agosto. Segundo dados da UFG, três entre cada quatro estudantes são de baixa renda e, entre esses três, um é de baixíssima renda. “Temos que criar alternativas para conseguir enfrentar esta desigualdade”, afirma o reitor Edward Madureira.

A Associação de Egressos e Egressas da UFG defende a união de diversos setores da sociedade para reduzir a assimetria no acesso às tecnologias e à internet. “Estamos trabalhando para o estabelecimento de parceria com organizações da sociedade civil organizada visando a arrecadação e apoio para que a meta estipulada de arrecadação de equipamentos eletrônicos seja suficiente para atender a comunidade da universidade”, afirmou o presidente Eliomar Martins.

Conforme a associação, mais de 100 mil pessoas já passaram pela universidade durante os 60 anos de história da instituição. Ele pede ajuda de quem já passou pela UFG durante este momento delicado. “A campanha é acima de tudo humana”, concluiu. 

A ação é apoiada pelo projeto Sempre UFG, que ficará responsável por buscar egressos com vontade de ajudar. “Iremos entrar em contato com os egressos que estão cadastrados na plataforma da Sempre UFG para conseguir mobilizar o maior número de doações possíveis”, destacou a prof.ª Thalita Sasse, coordenadora do projeto.

Doações financeiras podem ser feitas pela conta Banco do Brasil  Ag: 1242-4 CC: 47.930-6 Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural  CNPJ: 01.517.750/0001-06; ou os equipamentos eletrônicos entregues ao  Centro de Manutenção de Equipamentos da UFG (Cemeq), no Campus Samambaia ou Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, no Campus Colemar Natal e Silva. No ato da doação é necessário preencher um formulário

Outras ações

A UFG aprovou o Plano Emergencial de Conectividade para auxiliar estudantes da graduação que não tenham condições financeiras para acessar a internet. São considerados elegíveis alunos com renda bruta mensal familiar per capita menor que um salário mínimo e meio e que estejam matriculados em disciplinas realizadas com tecnologias digitais de informação e comunicação. Os selecionados receberão R$ 50 por seis meses para desenvolverem as atividades acadêmicas.

Uma resolução do Conselho Universitário também permite que estudantes de baixa renda utilizem equipamentos de informática da UFG para realização de atividades remotas durante a epidemia de Covid-19.


Leia mais sobre: / Destaque 2 / Educação