13 de junho de 2024
Direito e Judiciário

Campanha da OAB-GO conscientiza população sobre a importância da atuação de advogados

"Todo checklist precisa ter um advogado" explicita situações cotidianas diversas em que a assistência de um profissional da advocacia é decisiva
A campanha foi lançada na sede da OAB-GO, nesta segunda (8). Foto: OAB-GO
A campanha foi lançada na sede da OAB-GO, nesta segunda (8). Foto: OAB-GO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou, nesta segunda-feira (8), uma campanha especial para conscientizar a população da importância da atuação dos advogados em diversas situações cotidias. A campanha “Todo checklist precisa ter um advogado” elucida variadas funções em que a assistência de um advogado é decisiva.

A iniciativa demonstra a atuação do profissional da advocacia em diversas esferas: desde a fundação de empresas, passando por negociações de imóveis, aquisições de veículos, planejamento de aposentadorias e até na administração de heranças. Por meio do projeto, a OAB-GO sublinha a importância desses profissionais nas várias etapas da vida e diferentes posições da sociedade.

Além de conscientizar sobre a importância dos advogados em momentos determinantes, a campanha também aponta para o vasto leque de atuações desses profissionais. Da petição inicial, passando pela coleta de dados, acompanhamento de processos, até o planejamento previdenciário e revisão de benefícios, a advocacia se faz presente.

Outro ponto de reflexão da iniciativa está sobre o papel dos advogados como verdadeiros aliados dos cidadãos, prontos para garantir que cada conquista seja sólida e cada direito, preservado. De acordo com Chrissia Pereira, diretora de comunicação da OAB-GO, a iniciativa reflete o compromisso contínuo da Seccional Goiana em dialogar com a sociedade sobre a essencialidade e valorização da advocacia. “Esta campanha é uma expressão de nossa missão persistente de evidenciar o advogado como profissional presente em todos os aspectos da vida cidadã”, aponta.

Segundo o publicitário e idealizador da campanha, Matheus Mascarenhas, o propósito central do projeto é promover a importância crítica da advocacia na salvaguarda dos direitos e interesses das pessoas em todos os momentos significativos. “A campanha visa evidenciar a indispensabilidade do advogado, atuando como um facilitador essencial na sociedade, destacando a necessidade da contratação legal para a proteção em diversas áreas”, explica Mascarenhas.

Sobre a relação do título da campanha e a atuação dos profissionais do direito, Matheus acrescenta: “para cada grande decisão, nós naturalmente elaboramos um checklist, seja na compra de um imóvel, avaliando plantas, financiamentos e contratos; seja na abertura de uma empresa, considerando o aspecto social e a gestão financeira. Entretanto, para garantir que cada conquista seja sólida e segura, esse checklist deve sempre incluir a consulta e orientação de um advogado”, elabora.


Leia mais sobre: / / Direito e Justiça

Luana Cardoso

Luana

Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024. Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa.