30 de maio de 2024
Capital da Fé • atualizado em 02/07/2023 às 10:28

Câmara presta homenagem à Romaria do Divino Pai Eterno

Pela primeira vez, autoridades se reuniram no Plenário Ulysses Guimarães para homenagear a maior romaria religiosa de Goiás
Sessão Solene celebra a Romaria do Divino Espírito Santo. Foto: Divulgação
Sessão Solene celebra a Romaria do Divino Espírito Santo. Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (28), Sessão Solene em homenagem à Romaria do Espírito Santo, popularmente conhecida como Festa de Trindade. O evento aconteceu no plenário Ulysses Guimarães, contou com a presença de autoridades políticas do estado de Goiás e do município de Trindade.

Leia também: Quase 900 mil pessoas foram a Trindade no primeiro fim de semana da Romaria 2023

O autor da Sessão Solene, o deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB), presidiu a cerimônia e dividiu a mesa com o prefeito de Trindade, Marden Junior; a Ministra de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury; Ministro da Indústria e Comércio de Goiás, Joel Santana Braga Filho; o deputado estadual de Trindade, Cristiano Galindo e Pedro Gonçalves, representando o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Muitos trinitários estiveram presentes no plenário da Câmara.

Na ocasião, foi apresentado um minidocumentário que emocionou os presentes, sintetizando as imagens e falas sobre a Festa de Trindade, enfatizando a religiosidade e a fé presentes na manifestação dos romeiros. Sem dúvida, o momento mais emocionante, foi quando a imagem do Divino Pai Eterno entrou no plenário nas mãos do secretário de Turismo e Cultura de Trindade, Warley Lopes Vieira.

“O papel do político é esse, não importa o partido político do prefeito, do deputado, o que importa é o seu trabalho, a sua honestidade, de acordo com que conduz a sua administração. E eu vi em Trindade exatamente isso que a gente procura, para destinar as emendas parlamentares a um Município que merece tanto”.  

Zacharias Calil

Mesmo à distância, a deputada federal Flávia Morais (PDT), uma das principais lideranças políticas de Trindade, fez questão de agradecer a iniciativa do deputado Calil em promover a homenagem. Flávia destacou a importância da Romaria do Divino Espírito Santo para a cidade de Trindade e a capacidade de atrair devotos de todo o Brasil.

A festa do Divino Pai Eterno

 A Romaria do Divino Espírito Santo, acontece todo ano na cidade de Trindade, Goiás, é reconhecida como uma das mais importantes e grandiosas manifestações religiosas do Brasil. Atraindo milhões de devotos de todas as partes do país, a festa é um momento de celebração da fé e devoção ao Divino Pai Eterno.

Leia também: “Acontecimento histórico”, destaca prefeito de Trindade sobre a construção do Viaduto Portal da Fé

Durante os dias de celebração, a cidade de Trindade se enche de energia e espiritualidade. Missas, procissões, novenas, shows e diversas outras atividades religiosas e culturais compõem a programação, proporcionando momentos de reflexão espiritual.

Um dos maiores acontecimentos da festa é a procissão dos carreiros, que reúne dezenas de carros-de-boi, simbolizando a tradição e a devoção dos fiéis.   

Testemunho de fé

   O deputado Dr. Zacharias Calil compartilhou, emocionado, seu testemunho pessoal. Quando ele e seu irmão fizeram uma promessa para passar no vestibular. Após a aprovação, cumpriram o juramento na romaria: “Passa um filme na cabeça da gente. Saímos de casa meia-noite e chegamos em Trindade às cinco horas da manhã. Percorremos todo o trajeto a pé e fomos direto à igreja para agradecer.”


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Fabrício Carvalho

Casado com Kariny Melo e pai do Ítalo Melo. Na vida o que vale é ter histórias para contar.