Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a terça-feira (9) será marcada por sol entre nuvens em todo o Estado de Goiás, com possibilidade de pancadas de chuva irregulares, algumas com potencial para se transformarem em tempestades isoladas. A combinação entre o calor e a alta umidade do ar favorece a formação dessas instabilidades, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h e descargas elétricas.
Na capital, o dia começa com céu parcialmente nublado e chance de pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. A temperatura pode chegar aos 32°C, com mínima de 19°C. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%, segundo os dados meteorológicos. O sol nasce às 6h24 e se põe às 18h13.
Há alerta meteorológico para possíveis chuvas intensas com acumulados entre 20 e 40 mm, além das já citadas rajadas de vento. A situação exige atenção, especialmente em áreas de risco para alagamentos e quedas de galhos ou árvores.
Previsão por regiões
As seis regiões do estado apresentam cenário semelhante, com sol, variação de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva:
- Região Norte e Oeste: Temperaturas entre 22°C e 34°C, com previsão de 15 mm de chuva.
- Região Sudoeste: Mínima de 19°C, máxima de 32°C e 8 mm de chuva.
- Região Leste: Variação de 17°C a 34°C e 10 mm de chuva previstos.
- Região Central e Sul: Temperaturas entre 19°C e 33°C, com cerca de 8 mm de chuva.
Municípios com instabilidade
Diversos municípios goianos também apresentam condições para chuva e tempo abafado, entre eles:
- Porangatu: 22°C a 34°C, com previsão de 8 mm de chuva.
- Catalão, Jataí, Rio Verde, Luziânia, Anápolis, Itumbiara e Ipameri: Temperaturas variando de 19°C a 32°C e possibilidade de até 5 mm de chuva.
- Cristalina e Santa Helena: Com previsão de até 7 mm e máximas entre 29°C e 32°C.
- Ceres: Mínima de 20°C, máxima de 33°C e 6 mm de precipitação.
A população deve se manter atenta a mudanças bruscas no tempo, especialmente em caso de tempestades com raios. É recomendável evitar áreas abertas durante descargas elétricas, e motoristas devem redobrar a atenção em vias escorregadias ou com baixa visibilidade.
Leia mais sobre: CIMEHGO; / Estado de Goiás / Governo de Goiás / Cidades / Notícias do Estado