28 de fevereiro de 2024
Atenção ao prazo • atualizado em 28/11/2023 às 17:19

Calendário de Matrículas da rede pública de Goiânia começa nesta quinta (30); confira

O processo de renovação de matrículas de estudantes veteranos começa dia 30/11 de forma presencial. Cadastros, transferências e solicitações de pré-matrícula estão previstos para dezembro e janeiro
O calendário de matrículas prevê transferências, cadastramentos e pré-matrículas a partir de janeiro. Foto: Jucimar de Souza
O calendário de matrículas prevê transferências, cadastramentos e pré-matrículas a partir de janeiro. Foto: Jucimar de Souza

O calendário de matrículas de estudantes da rede municipal de ensino de Goiânia começa nesta semana. Na próxima quinta-feira (30), estudantes veteranos podem solicitar o processo de renovação das matrículas de forma presencial nas próprias unidades de ensino onde já estão matriculados.

Para realizar a renovação de matrícula, pais e responspaveis devem apresentar, obrigatoriamente, o CPF e cartão de vacinação atualizado dos estudantes. Para solicitar transferências de unidade e matrículas de novos alunos, o prazo do calendário de matrículas começa em dezembro.

LEIA TAMBÉM: Educação de Aparecida anuncia datas do período de pré-matrículas para Emeis e Ed. Infantil

Assim sendo, o início do Cadastro Antecipado para Cmeis está previsto para o dia 4 de dezembro. Já as o prazo de transferências entre unidades deverão ser feitas a partir do dia 18 de dezembro e novas matrículas a partir de 8 de janeiro de 2024.

Procedimentos

As famílias que têm a intenção de transferir os estudantes entre unidades da própria Rede Municipal de Ensino devem aguardar até o dia estipulado no calendário de matrículas para realizar o procedimento. A transferência será solicitada via internet, por meio do portal sme.goiania.go.gov.br, no ícone E-Matrícula.

Já o cadastro antecipado para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) deve ser feito no sistema da Prefeitura de Goiânia, também a partir da data estimada no calendário de matrículas.

Desse modo, após o cadastro antecipado de dezembro e a fase de validação das informações inseridas no sistema, pais e responsáveis devem solicitar as vagas a partir de janeiro de 2024. Para escolas, a efetivação das matrículas de novos estudantes terá início em 8 de janeiro, a partir das 12 horas. Para Cmeis e CEIs, a solicitação de vagas deverá ser realizada a partir do dia 11 de janeiro, também a partir das 12 horas.

O secretário municipal de Educação da Capital, Rodrigo Caldas, explica que o Cadastro Antecipado visa facilitar os requerimentos de matrículas e dar celeridade ao processo. “Esse projeto é totalmente digital e garante vagas para grupos prioritários, que incluem beneficiários de programas sociais e filhos de mães trabalhadoras, e para o público em geral”, explica.

Confira abaixo o calendário de matrículas completo:

  • Renovação de Matrículas de veteranos: de 16/11 a 30/11/2023;
  • Cadastro Antecipado e Atualização de Cadastro: a partir de 04/12/2023;
  • Validação do Cadastro (somente para CMEIs e CEIs): a partir de 04/12/2023;
  • Transferência de crianças / estudantes da Rede Municipal de Educação: a partir de 18/12/2023;
  • Pré-Matrícula e Efetivação de Matrícula para Novatos nas Escolas: a partir de 08/01/2024 (12h00);
  • Pré-Matrícula e Matrícula para Novatos nos CMEIs/CEIs: a partir de 11/01/2024 (12h00).

Leia mais sobre: / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.