02 de dezembro de 2023
Negociações • atualizado em 16/08/2023 às 22:41

Caiado recebe embaixador da China e anuncia investimentos de três empresas do país em Goiás

É a primeira visita de Zhu Qingqiao a Goiás. Encontro foi articulado após missão comercial do vice-governador Daniel Vilela ao país asiático, em junho
Governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e vice-governador Daniel Vilela (MDB) recebem representante máximo da China no Brasil, embaixador Zhu Qingqiao. Foto: Wesley Costa
Governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e vice-governador Daniel Vilela (MDB) recebem representante máximo da China no Brasil, embaixador Zhu Qingqiao. Foto: Wesley Costa

Na manhã desta quarta-feira (16) o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) recebeu o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Durante a primeira visita oficial do representante máximo do país asiático a Goiás, foi confirmado o interesse de três grandes empresas chinesas pela instalação nos municípios de Itumbiara e Aparecida de Goiânia.

As tratativas estão mais avançadas com os grupos Chint Power, de soluções em energia, YTO Group Corporation, montadora de tratores, e Weichai Group, de motores elétricos.

Leia Também

“Quero buscar a experiência chinesa e desenvolver o nosso estado. Precisamos avançar nos acordos internacionais e costurar espaços para o empresário goiano”, afirmou Caiado.

O encontro foi articulado após missão comercial do vice-governador Daniel Vilela (MDB) à China, em junho. Caiado pretende ir ao país em novembro para dar continuidade às negociações;

De acordo com Daniel Vilela, a missão, chefiada por ele, contou com o auxílio do embaixador e serviu para estabelecer conexões que já colocam Goiás mais próximo dos investimentos chineses. “A visita dessa comitiva demonstra prestígio de Goiás. Percebemos que já há a disponibilidade em estabelecer e potencializar as relações dos investidores chineses com nosso Estado”, declarou.

A comitiva chinesa ficará em Goiás por três dias, conforme programação pensada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Secretaria Geral do Governo (SGG). Também estão previstas conversas com empresários, além de uma visita a um frigorífico de Inhumas.

“Viemos ver com nossos próprios olhos o desenvolvimento goiano e como ele colabora com a economia chinesa. É do nosso desejo que a parceria beneficie os nossos povos”, enfatizou o embaixador.

Exportações de Goiás para a China

Em 2022, a China respondeu por 53% do faturamento de Goiás com exportações de produtos do agro, equivalente a US$ 6,2 bilhões. Os principais itens comercializados com o gigante asiático foram complexo soja; carnes; fibras e produtos têxteis; cereais, farinhas e preparações; couros, produtos de couro e peleteria. Nos primeiros seis meses de 2023, o valor das exportações de produtos agropecuários goianos para a China já chega a US$ 3,7 bilhões.

LEIA TAMBÉM: Fieg recebe embaixador chinês para apresentar potencial industrial de Goiás


Leia mais sobre: / / / / / / Política

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.