15 de junho de 2025
Reconhecimento • atualizado em 17/05/2025 às 10:00

Caiado premia empresas israelenses por inovações em gestão hídrica voltadas à agropecuária goiana

A parceria entre Goiás e Israel foi formalizada por meio de um acordo de cooperação internacional assinado por Caiado no ano passado
Governador Ronaldo Caiado recebe representantes de empresas e lideranças israelenses no Palácio das Esmeraldas. (Fotos: Júnior Guimarães).
Governador Ronaldo Caiado recebe representantes de empresas e lideranças israelenses no Palácio das Esmeraldas. (Fotos: Júnior Guimarães).

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, premiou na sexta-feira (16) três empresas israelenses vencedoras do desafio internacional Israel Agri Challenge, por suas soluções inovadoras voltadas à gestão hídrica em regiões de escassez e ao aumento da produtividade agrícola. A cerimônia de premiação foi realizada no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, e reforçou a parceria estratégica entre o governo goiano e o Estado de Israel.

“Esse é um momento especial, onde estamos recebendo aqueles que foram premiados com inovações na área de gestão hídrica para aumentar a produtividade agrícola goiana”, afirmou Caiado. Ele destacou ainda o interesse do Estado em estreitar os laços com Israel: “Queremos essa aproximação, com troca de cultura, conhecimento e experiência. Estamos de mãos abertas para absorver essas tecnologias.”

O Israel Agri Challenge é uma iniciativa do Governo de Goiás, promovida pelas secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Geral de Governo (SGG), em parceria com a Embaixada de Israel no Brasil e a plataforma de inovação israelense GrowinIL. A competição ocorreu entre janeiro e março deste ano, com o objetivo de conectar Goiás a soluções tecnológicas de alto impacto que promovam o uso eficiente da água e práticas sustentáveis no campo.

Projetos vencedores

As empresas premiadas foram Phytech, Tapkit e YieldsApp, que desde o último dia 11 realizam visitas técnicas em diversas regiões de Goiás, com agenda até 18 de maio, para apresentar suas tecnologias diretamente a produtores rurais e conhecer as necessidades locais.

O destaque da premiação foi o projeto da Phytech, vencedor do primeiro lugar, representado por Ilan Liwski, gerente de território para a América do Sul. A empresa desenvolveu sensores que são instalados diretamente nas plantas para monitorar, em tempo real, indicadores sobre sua saúde e necessidades hídricas.

“Essa tecnologia é aplicada em todo o mundo. Com ela, podemos trazer apoio econômico ao agricultor por meio de decisões automatizadas que promovem uma agricultura mais sustentável e eficiente, com menos esforço e desperdício”, afirmou Liwski.

Fortalecimento da cooperação

Durante o evento, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressaltou a relevância do modelo israelense para Goiás: “Israel é um país pequeno em território, mas que apostou fortemente em inovação e tecnologia para se tornar uma potência mundial. Goiás está trilhando esse mesmo caminho, usando a inteligência artificial como diferencial competitivo”.

O titular da Seapa, Pedro Leonardo, enfatizou que a aproximação com Israel representa um salto qualitativo para o setor agropecuário goiano. “Israel está na vanguarda da tecnologia agrícola. Goiás tem muito a aprender e a ganhar com essa troca, e queremos intensificar cada vez mais essa cooperação.”

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, participou da cerimônia e reforçou o potencial da parceria: “A visita que os empresários estão fazendo ao estado é muito útil e certamente vai gerar negócios. A ideia é adaptar as soluções israelenses à realidade da agropecuária goiana. Temos muito o que construir juntos.”

Futuro sustentável

A parceria entre Goiás e Israel foi formalizada por meio de um acordo de cooperação internacional assinado por Caiado no ano passado, com foco na inovação para o agronegócio. O Israel Agri Challenge marca o primeiro fruto concreto dessa colaboração e aponta para um futuro de intercâmbio tecnológico capaz de transformar a agricultura goiana.

Segundo o governador, o compromisso é continuar incentivando a aplicação de soluções inteligentes no campo. “Nosso objetivo é melhorar a produtividade e garantir sustentabilidade para os nossos produtores. E essa troca de experiências com Israel é um caminho promissor para isso”, concluiu.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado