28 de fevereiro de 2024
Recurso

Caiado pede audiência com Lula para buscar financiamento de 1 bilhão em tecnologia e inovação

Caiado busca tratar sobre repasse que irá possibilitar a criação de um distrito de inovação. O Planalto avalia encaixe na agenda para 2023
Planalto irá confirmar nessa semana se existe a possibilidade para que a audiência seja realizada ainda este ano. (Foto: Secom).
Planalto irá confirmar nessa semana se existe a possibilidade para que a audiência seja realizada ainda este ano. (Foto: Secom).

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), pediu uma audiência com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva para tratar sobre uma um possível financiamento no valor de R$ 1 bilhão que deve ser solicitado pelo governador para o investimento em um polo de inteligência artificial para o estado.

A informação foi confirmada durante o programa ‘Papo Político’ da Rádio CBN Goiânia, onde a jornalista Fabiana Pucineli explicou que o Planalto confirmou a solicitação na última quinta-feira (14), onde a pauta principal seria o repasse que seria proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Hoje a Finep possui cerca de 10 bilhões de reais para projetos de inovação e tecnologia no Brasil. Com a oportunidade, Goiás elaborou um projeto amplo que inclui a ampliação do Centro de Excelência que já existe na UFG. Além disso, o projeto também visa a criação de um museu de robótica, um distrito de inovação e a busca por mais pesquisadores para o estado.

O Planalto irá confirmar nessa semana se existe a possibilidade para que a audiência entre Caiado e Lula seja realizada ainda este ano.

Empenho em inteligência artificial

Vale lembrar que em novembro deste ano, o governador lançou a AI Summit GO, uma conferência sobre inteligência artificial. A primeira edição do evento está prevista para o primeiro semestre de 2024, que trará uma programação de palestras, workshops, tudo de forma gratuita e aberta a pesquisadores, empresários, startups, estudantes e comunidade em geral. O uso da inteligência artificial pelo Governo de Goiás é algo que está se tornando recorrente.

A gestão já vem utilizando ferramentas tecnológicas para facilitar os serviços nas áreas de saúde e fiscalização. “A meta é que Goiás se torne primeiro lugar no Brasil na área de inteligência artificial e essa conferência será fundamental para mostrar o que já estamos fazendo nesse sentido”, afirmou o governador no lançamento do evento.


Leia mais sobre: / / / / / / Política

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019