16 de abril de 2024
Segurança • atualizado em 27/02/2024 às 13:09

Caiado lança programa voltado para a substituição e implantação de pontes em Goiás

Iniciativa prevê a instalação de aduelas de concreto armado para substituir pontes de madeira ou construir passagens sobre cursos d’água
Lançamento aconteceu na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em Goiânia. (Foto: Goinfra / Silvano).
Lançamento aconteceu na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em Goiânia. (Foto: Goinfra / Silvano).

Nesta terça-feira (27), na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado (UB), fez o lançamento do programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes (GM – Pontes 2024). A iniciativa prevê a instalação de aduelas de concreto armado para substituir pontes de madeira ou construir passagens sobre cursos d’água nos municípios de Goiás.

A expectativa é de que, a partir deste ano, todos os municípios de todo o estado sejam beneficiados, com foco nas rotas escolares e no transporte das produções locais para uma maior segurança e conforto.  O programa irá buscar atender os 246 municípios até 2026 e, segundo a Goinfra, o Governo de Goiás apoiará os municípios diante da crise econômica que afetou todos os municípios goianos nesses últimos anos.

Para a execução, a agência irá formalizar convênios com as Prefeituras para o fornecimento de até 100 aduelas por município, com três dimensões (medidas: 2×2, 2,5×2,5 ou 3×3) a serem escolhidas por eles. Caberá aos municípios a apresentação da documentação administrativa e técnica necessária para o firmamento do convênio e fornecimento, conforme relação de documentos.

Conforme a Goinfra, os sistemas vicinais deteriorados afetam a economia, tanto do ponto de vista local, quanto do regional, e comprometem o crescimento e o desenvolvimento de muitos municípios goianos. O investimento também contribuirá para a consolidação do desenvolvimento regional sustentável em toda a extensão do território goiano.

Eixos do ‘Goiás em Movimento’

Segundo a agência, o programa é dividido em dois outros eixos que já estão em seguimento, além do ‘Eixo Pontes’. Sendo o ‘Eixo Municípios e o ‘Eixo Patrulhas Mecânicas. Os três são executados por meio do convênio entre o Governo de Goiás, por meio da Goinfra e as Prefeituras. Após a assinatura do convênio, a agência é responsável por executar os eixos.

O programa ‘Goiás em Movimento – Eixo Municípios’ busca oferecer serviços de recapeamento asfáltico, drenagem e sinalização em vias urbanas designadas pela prefeitura. Segundo dados da Goinfra, foram executados, até este ano a pavimentação asfáltica de mais de 7 milhões de metros quadrados.

Já o ‘Goiás em Movimento – Eixo Patrulhas Mecânicas’ faz parte da execução de serviços de manutenção e melhoria em estradas vicinais não pavimentadas nos municípios de Goiás. O trabalho, segundo a Goinfra tem foco nas rotas utilizadas por escolas e pela agricultura familiar.


Leia mais sobre: / / / / Cidades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019