17 de agosto de 2022
Corrida eleitoral

Paraná Pesquisas em Goiás: Ronaldo Caiado, 40,8%; Gustavo Mendanha, 21,9%; Marconi Perillo, 14,5%

Atual governador caminha para a reeleição, de acordo com nova pesquisa do Instituto Paraná
Paraná Pesquisas em Goiás: Ronaldo Caiado, 40,8%; Gustavo Mendanha, 21,9%; Marconi Perillo, 14,5%
Paraná Pesquisas em Goiás: Ronaldo Caiado, 40,8%; Gustavo Mendanha, 21,9%; Marconi Perillo, 14,5%

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná nesta segunda-feira (20/06) aponta liderança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na disputa eleitoral em Goiás. Atrás do democrata está o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), com 21,9%, enquanto o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) fecha o trio com 14,6%. O tucano, no entanto, ainda não definiu se disputará o Palácio das Esmeraldas ou entrará na corrida para o Senado Federal.

O pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro, deputado federal Major Vitor Hugo (PL) tem 7,7% das intenções de voto e aparece na quarta posição. Já o empresário e escritor Edigar Diniz do Novo, tem 1,5% em quinto à frente do ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado (PT) com 1,2%. Votam nulo ou branco, 7,6% enquanto 4,7% afirmam que não votam em ninguém.

O Instituto Paraná também simulou um cenário sem o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) que ainda não confirmou se vai se candidatar ao Governo de Goiás. Nesta simulação, o governador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito Gustavo Mendanha ganham percentuais e ampliam a vantagem confirmando a polarização entre a dupla. O democrata tem 45,8% e o patriota tem 25,8%. 

Continua após a publicidade

Major Vitor Hugo ganha percentuais mas não o suficiente para ameaçar a dupla: 9,1%. Edigar Diniz e Wolmir Amado fecham a lista com 1,8% e 1,5% respectivamente. Votam nulo, branco ou em ninguém, 10,5%. Não sabem ou não responderam, 5,6%.  A pesquisa foi realizada por telefone em 60 municípios do estado de Goiás entre os dias 13 e 17 de junho.

Outros cenários

Num cenário onde apenas Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha apareciam, o governador tem 51,8% das intenções de voto e o ex-prefeito tem 32,5%. 10,9% votariam nulo ou branco. Não sabem ou não responderam chegou a 4,9%. 

Continua após a publicidade

O Instituto Paraná também simulou o cenário hipotético em uma disputa entre Gustavo Mendanha e Marconi Perillo com o ex-prefeito de Aparecida têm 45,6%. O tucano teria 26,8%. Votam em nenhum, branco ou nulo, 20,5%. Não sabem ou não responderam, 7,1%.

Outro cenário foi uma disputa entre o atual governador Ronaldo Caiado e o ex-governador Marconi Perillo. Nesta simulação Caiado seria reeleito com 56,3% dos votos. O tucano tem 22,1% das intenções de voto. Nenhum, branco ou nulo somam 16,8%. Não sabem ou não responderam, 4,9%.

A pesquisa foi encomendada e divulgada pelo Instituto Paraná e está está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º GO-00766/2022 para o cargo de Governador e Senador,