27 de fevereiro de 2024
Internacional

Ronaldo Caiado foi peça essencial para ida de governadores à posse de Javier Milei, na Argentina

Evento, que será realizado no próximo domingo (10), receberá comitiva brasileiras incluindo, além do governador de Goiás, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas
Ronaldo Caiado durante lançamento da Operação “Natal Integrado”, na 44, em Goiânia. (Foto: Cristiano Borges)
Ronaldo Caiado durante lançamento da Operação “Natal Integrado”, na 44, em Goiânia. (Foto: Cristiano Borges)

O governado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), tem protagonizado muitas cenas políticas de âmbito nacional. Depois de aparecer como crítico obstinado da reforma tributária, o chefe do Executivo estadual também foi o responsável por entrar em contato com Mauricio Macri, ex-presidente argentino e aliado de Javier Milei, para organizar a ida dos governadores à posse do presidente eleito na Argentina, que será realizada no próximo domingo (10). As informações foram conseguidas pelo Diário de Goiás.

O feito faz com que, junto de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Caiado apareça no “pódio” da sucessão da herança política de Jair Bolsonaro em 2026. Por falar nisso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também estará com os governadores e, inclusive, foi responsável pelo ponta pé inicial da ida da comitiva à Argentina, aproveitará para usar a posse de Milei como “catapulta” para testar sua popularidade e a dos seus aliados.

Além de Tarcísio e Caiado, na viagem, Bolsonaro também deverá estar acompanhado de Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e de assessores próximos, entre eles o ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten.

Apesar de toda a movimentação sobre a ida da comitiva bolsonarista à Argentina e da confirmação das fontes ao Diário de Goiás, porém, o evento ainda não foi adicionado à agenda pública de Ronaldo Caiado. Assim como o governador de Goiás, apesar de participar das cerimônias, outros aliados de Bolsonaro mantêm a expectativa de um encontro bilateral com Javier Milei, mas sem agenda confirmada.


Leia mais sobre: Política

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.