O governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou, nesta sexta-feira (28), a saída do servidor de carreira Vinícius Luz da presidência do Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). Para o cargo, foi nomeado interinamente Paulo Rogério Bragatto Battiston, atual diretor de Gestão Corporativa da instituição.
O governo divulgou a exoneração e a troca, mas na nota não indicou os motivos para a saída de Luz.
Desde que o instituto passou por reestruturação, convertendo juridicamente a posição de autarquia para a de serviço social autônomo sob a regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Ipasgo vem sofrendo desgastes esporádicos. Ocorreram problemas como atraso no pagamento de prestadores de serviço, entre médicos e hospitais, além de falhas no sistema.
Há poucos dias, o Sindicato dos Médicos organizou uma paralisação de 48 horas em protesto por conta de problemas parecidos e a direção decidiu abrir o cadastramento de novos prestadores, o que foi interpretado como retaliação para substituir os que aderissem. Mas não está claro se essas situações deram causa para a substituição.

Vinícius Luz comandou a transição do Ipasgo antigo para o Ipasgo Saúde. Ele estava na presidência desde junho do ano passado, pela segunda vez. Também foi presidente do instituto entre os anos de 2022 e 23. Ele é servidor do instituto há 25 anos. Não foi divulgado para onde ele vai após deixar a presidência.
Acúmulo de funções
Paulo Rogério acumulará as duas funções até a escolha de um presidente definitivo. “Minha prioridade é garantir o acesso à saúde dos segurados, a qualidade no atendimento aos prestadores e a correta administração dos recursos do plano”, declarou em nota.
O novo presidente interino destacou ainda que o Ipasgo Saúde passa pela maior reestruturação de sua história e reforçou seu compromisso em dar continuidade ao processo de modernização do instituto.
Paulo Rogério é formado em administração de empresas e antes do cargo no Ipasgo se destacou como diretor Financeiro da Saneago.
Leia mais sobre: Exonerado presidente do Ipasgo / Cidades / Notícias do Estado / Política