09 de outubro de 2024
Encontro emergencial

Caiado envia Daniel Vilela para reunião de governadores com Lula

Governador ainda em licença médica enviará o vice à Brasília para encontro com Lula
O governador Ronaldo Caiado, ao lado de seu vice, Daniel Vilela (Foto: Governo de Goiás)
O governador Ronaldo Caiado, ao lado de seu vice, Daniel Vilela (Foto: Governo de Goiás)

O vice-governador de Goiás Daniel Vilela (MDB) irá participar da reunião dos governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (09/01), em Brasília, às 18 horas. O encontro previsto para acontecer apenas no final do mês foi antecipado em virtude dos ataques terroristas que bolsonaristas promoveram neste domingo (08/01).

O emedebista irá representar o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) que ainda está em fase de recuperação após intervenção cardiovascular que foi submetido em dezembro. A reunião ocorrerá no Palácio do Planalto, em Brasília. Daniel Vilela já havia se colocado à disposição do Governo Estadual para atuar como interlocutor junto à gestão petista.

Ainda que Caiado não vá a Brasília, o governador interrompeu sua licença médica nesta segunda-feira (09) para tratar sobre assuntos relacionados aos atos antidemocráticos. ele esteve reunido com o secretário de segurança Pública, Renato Brum, o comandante da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar, e o delegado geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO).

Segundo o governador o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, entrou em contato solicitando apoio principalmente nas rodovias. Até o momento vários ônibus já foram identificados e apreendidos.

”Nós não podemos de maneira alguma admitir que o resultado das eleições possa amanhã da margem a esse tipo de atitude que ocorreu na nossa capital. Ninguém no Brasil tem mais história de oposição política à esquerda e ao PT que Ronaldo Caiado, existe essa luta desde 1985, mas eu jamais na minha vida admiti qualquer momento que houvesse a quebra do respeito ao estado democrático ”, afirma o governador.

Para auxiliar na identificação dos manifestantes, a Polícia Civil de Goiás também trabalha de forma subsidiária à Polícia Federal (PF). “Vamos identificar as pessoas que estão nos veículos e verificar elementos de prova, se houve a participação efetiva de cada uma”, explicou a superintendente da Polícia Judiciária de Goiás, Ana Claudia Rodrigues Stoffel.

Rodovias

Em função da divisa com o Distrito Federal, os policiais goianos acompanham, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o retorno de ônibus que fizeram o transporte de integrantes do grupo extremista. “Nesse momento já temos ônibus apreendidos e pessoas sendo ouvidas, instaurados alguns inquéritos e alguns flagrantes”, contabilizou o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Renato Brum. 

Até o momento foram detidos seis veículos, em locais como Catalão, Aparecida de Goiânia, Morrinhos e Hidrolândia.


Leia mais sobre: Notícias do Estado