24 de maio de 2024
Premiação • atualizado em 04/08/2023 às 08:55

Caiado entrega prêmio para 150 escolas destacadas no AlfaMais pela alfabetização

O Programa para Alfabetização de Crianças beneficiou 87 municípios com unidades localizadas que receberam um montante de R$ 80 mil cada
Caiado entrega prêmio AlfaMais a 150 melhores escolas em alfabetização de crianças em Goiás, durante solenidade em Anápolis (Foto: Lucas Diener)
Caiado entrega prêmio AlfaMais a 150 melhores escolas em alfabetização de crianças em Goiás, durante solenidade em Anápolis (Foto: Lucas Diener)

O governo de Goiás entregou, nesta quinta-feira, 3, o Prêmio Leia, parte do programa AlfaMais, para 150 escolas municipais que alcançaram os melhores resultados em alfabetização durante o ano de 2022. O governador Ronaldo Caiado simbolicamente entregou cheques no valor de R$ 80 mil cada durante uma cerimônia em Anápolis. O recurso será repassado às escolas em duas parcelas, sendo 60% ainda em 2023 e o restante em 2024. Essa iniciativa faz parte de um programa estadual que apoia os municípios, que são responsáveis, por lei, pela educação infantil.

O programa AlfaMais visa criar uma harmonia no currículo escolar, respeitando as peculiaridades regionais e estabelecendo uma continuidade metodológica, incluindo o material didático, desde o primeiro até o último ano do ensino médio. O objetivo é garantir uma dinâmica que permita que os alunos tenham condições iguais de aprendizado, preparando-os melhor para o ensino superior, técnico e profissionalizante.

O Prêmio Leia foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos municípios para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo e cheguem às escolas estaduais com bons índices de aprendizagem. A escolha das escolas premiadas é baseada nas notas de cada unidade no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego/Alfa) do ano anterior.

Para receber o valor integral da premiação, as instituições de ensino devem cumprir critérios, como manter os resultados até o ano seguinte, adotar uma escola para fazer um plano de ação técnico-pedagógico e estratégico, e manter os resultados também da unidade escolhida.

“Todos os parceiros reunidos aqui fizeram o melhor que podiam pela alfabetização das crianças e estamos apenas no primeiro ano. Imaginem quando o prêmio tiver 10 anos”, projeta a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli. Ela conta que a ideia nasceu em 2020, com uma proposta audaciosa de colocar em prática o Regime de Colaboração e Cooperação entre estados e municípios, previsto na Constituição Federal.

“Essa é uma iniciativa que não tem perspectiva política, e sim o compromisso com a alfabetização”, disse a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Mônica de Souza. Seguindo o exemplo de Goiás, ela conta que o governo federal vai executar como política de estado o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Uma das premiadas foi a Escola Selecina Domingues de Freitas, de São João D’Aliança. A prefeita Débora Domingues recebeu o prêmio em nome da cidade e da unidade escolar. “Vocês são a prova de que a gente transforma o mundo pela atitude, pela ação assertiva, precisa, determinada e humanizada”, disse a prefeita aos professores, que ela considera serem os protagonistas das ações transformadoras da educação.

“Todo benefício vai para a escola, com material pedagógico, melhorias na infraestrutura e modernidade, equipamentos, computadores”, explicou a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Eliane Simão, do município de Campinorte. Ela conta que na unidade cerca de 120 crianças do primeiro e segundo ano são atendidas dentro do Alfa Mais.

O programa AlfaMais foi criado em 2021, por meio da Lei 21.071, e tem o objetivo de reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas estaduais e municipais, assegurando a alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental. Foi implementado em todos os 246 municípios do estado, visando estreitar a relação entre as redes públicas estadual e municipais. O reconhecimento e premiação têm o intuito de incentivar o aprimoramento do ensino e o compromisso com a alfabetização.


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