26 de maio de 2024
Decisão unânime

Caiado é eleito presidente do Consórcio Brasil Central

A decisão pelo nome de Caiado para ficar à frente do bloco em 2024 foi unânime entre os demais governadores que integram o grupo
Durante o seu pronunciamento na coletiva de imprensa, o governador sugeriu alguns temas para discussão, envolvendo saúde, orçamento e segurança pública. (Foto: Lucas Diener/ Secom).
Durante o seu pronunciamento na coletiva de imprensa, o governador sugeriu alguns temas para discussão, envolvendo saúde, orçamento e segurança pública. (Foto: Lucas Diener/ Secom).

O governador Ronaldo Caiado (UB), é o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). Fazem parte do bloco o Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. A decisão pelo nome de Caiado para ficar à frente do bloco em 2024 foi unânime entre os demais governadores que integram o grupo.

No total, os estados que fazem parte do bloco agregam uma população de 26 milhões de habitantes de 875 municípios, portanto, o chefe do Executivo goiano afirma que a função irá lhe impor mais responsabilidade e trabalho. “É uma alegria receber o apoio de meus colegas. Já vivi bastante na política e, sem dúvida alguma, é um grande desafio”, frisou o gestor durante coletiva à imprensa realizada nesta última terça-feira (23), em Brasília.

Com a nova responsabilidade, Caiado afirma que sua gestão será marcada por decisões trabalhadas em conjunto. “Com a participação e aprovação de todos, a pauta será cumprida por mim, seja ela em contato com o governo federal, ministérios, com a presidência ou com o Congresso Nacional”, pontuou.

Temáticas abordadas

Durante o seu pronunciamento na coletiva de imprensa, o governador sugeriu alguns temas para discussão, envolvendo saúde, orçamento e segurança pública. As áreas citadas por Caiado são destaques bem avaliados na gestão, que obteve uma aprovação de 72%, conforme a última pesquisa AtlasIntel.

“Vamos construir uma agenda respeitando as atividades de cada um dos colegas em seus estados, mas trazendo a sintonia das nossas ações e experiências”, citou Caiado. Ele destacou ainda que continuará com aquisições em conjunto, a exemplo do que é feito na compra de medicamentos, em busca de economia e eficiência. “Podemos fazer na área de infraestrutura, com a compra de asfalto, e na de material de consumo dos estados”.

Por fim, o chefe do Executivo estadual reforçou que o consórcio trabalha sem preconceitos e que estará de mãos estendidas aos demais estados do Norte, Nordeste, Sul ou Sudeste, para que boas experiências em segurança, educação e saúde sejam compartilhadas. “Nossa intenção é, cada vez mais, proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, finalizou.


Leia mais sobre: / / / / Política

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019